Início > Timor Leste

Guterres diz que Tratado entre Timor-Leste e Austrália é exemplo da resolução pacífica de disputas

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, considera que a assinatura da tratado das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália é um exemplo da eficácia da lei internacional na resolução pacífica de disputas.

A 6 DE MARÇO, EM NOVA IORQUE

Timor-Leste e Austrália assinam acordo de fronteiras marítimas

Timor-Leste e a Austrália assinam a 6 de Março o novo tratado das fronteiras marítimas entre os dois países, mas o modelo de exploração dos campos petrolíferos de Greater Sunrise pode não ficar resolvido nessa data, informou a agência noticiosa Lusa, citando fontes conhecedoras do processo.

Acordo marítimo entre Austrália e Timor-Leste será assinado em Março

A Austrália e Timor-Leste assinam no inicio de Março o tratado de delimitação de fronteiras marítimas que põe termo ao diferendo existente entre os dois países, informou o Tribunal Permanente de Arbitragem (TPA), em comunicado divulgado em Haia.

O comunicado do TPA faz o ponto de situação do diferendo jurídico internacional entre os dois países, que se prende com as fronteiras marítimas numa zona geográfica disputada e rica em reservas de gás natural e petróleo.

PM timorense quer ouvir empresa responsável por novo porto sobre empreitada da obra

O primeiro-ministro timorense disse à Lusa que quer ouvir a empresa francesa Bolloré, concessionária do novo Porto de Tibar, nos arredores de Díli, para esclarecer aspetos relacionados com a subcontratação para a empreitada da obra.

"Ainda estou a tratar deste assunto. Já mandei chamar a Bolloré para conversar com eles, e prefiro não me alongar muito em declarações públicas. Quero compreender melhor esta situação", afirmou Mari Alkatiri.

Evolução das economias dos PALOP e de Timor Leste 2016-2017

Está disponível no site do Banco de Portugal: Evolução das economias dos PALOP e de Timor-Leste 2016-2017.

SECTORES DE TRANSPORTE MARÍTIMO, CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO NAVAL

Novo Primeiro-Ministro timorense quer reforçar e expandir parceria com Portugal

O novo primeiro-ministro timorense defendeu um reforço e expansão da parceria histórica de Timor-Leste com Portugal, na "educação de qualidade", nos setores de transporte marítimo, construção e manutenção naval e em investimento direto.

"As nossas relações com Portugal remontam há séculos e em 2015 celebramos o 5.º centenário da chegada às praias de Lifau dos primeiros portugueses. A cooperação bilateral com Portugal deve ser revista e redimensionada", disse Mari Alkatiri, momentos depois de tomar posse como primeiro-ministro no VII Governo constitucional.

Lançada construção do projecto do novo porto em Timor-Leste

O Governo timorense e responsáveis de um consórcio liderado pela francesa Bolloré lançaram esta quarta-feira a construção do Porto de Tibar, a oeste da capital, um dos maiores projectos e a primeira parceria público-privada do país.

Xanana Gusmão, ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, destacou na cerimónia a importância do investimento privado no desenvolvimento de Timor-Leste, defendendo a opção do modelo público-privado.

Missão empresarial a Timor-Leste

De 24 a 31 de março participe na missão empresarial a Timor-Leste, organizada pela AIP. Agendas personalizadas, reuniões bilaterais e encontros institucionais, em Timor-Leste, um entreposto económico para a Ásia e com ligação à Austrália. Um iniciativa da AIP com o apoio do Portugal 2020.

16 DE MARÇO

AIP organiza workshop de apresentação do mercado e oportunidades de negócio em Timor-Leste

No âmbito da única missão empresarial agendada para Timor-Leste (de 24 a 31 de março), a AIP organiza um workshop, dia 16 de março, às 15h00, para apresentar as características, oportunidades e desafios daquele mercado, bem como os acordos bilaterais existentes e o acesso a outros mercados a partir daquele país da CPLP.

Austrália e Timor-Leste empenhados na definição de fronteiras no Mar de Timor

A Austrália e Timor-Leste estão empenhados no processo de conciliação para solucionar as divergências entre os dois Estados relativas às fronteiras marítimas no Mar de Timor, de acordo com um comunicado conjunto emitido pelos dois países e pela Comissão de Conciliação da ONU.

Marinha portuguesa presta apoio na formação da componente naval das forças de Defesa de Timor-Leste

Decorreram no último trimestre de 2016, na Base Naval de Hera em Timor- Leste, o 4° curso de formação de fuzileiros e o 6º curso das especialidades de Marinha que contaram com a presença de quatro formadores da Marinha portuguesa (um oficial e três sargentos).

Empresa da China começa a pescar em Timor-Leste

Timor-Leste deverá vir a conceder uma licença de pesca nas suas águas territoriais à empresa de Zhoushan Ningtai Ocean Fisheries Co., na sequência do apoio prestado pelos quadros e serviços profissionais bilingues da Plataforma de Macau, informou o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

O IPIM informou ainda que a Zhoushan Ningtai pretende iniciar este projecto que funcionará como um “trampolim”, para mais tarde alargar a cooperação com as entidades de Timor-Leste ligadas à aquacultura, logística de armazenamento a frio e outras indústrias.

Membros do Parlamento Nacional de Timor-Leste no Porto de Sines

O complexo portuário e industrial de Sines recebeu uma delegação da Missão de Estudo da Comissão e do Parlamento Nacional de Timor-Leste, que integrou também um grupo de deputados timorenses. A comitiva foi recebida na Refinaria da Petrogal, visitando depois o Porto de Sines, onde foi recebida por Eduardo Bandeira, Membro do Conselho de Administração da APS.

TIMOR LESTE

Dili recebe em Maio terceira reunião de ministros do Mar da CPLP

Os desafios e oportunidades do mar no espaço lusófono são o tema central da agenda da terceira reunião dos ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, que decorre entre 15 e 19 de Maio em Díli.
Os encontros arrancam no dia 15 de Maio com um debate sobre o problema do lixo marinho e o lançamento da campanha "Praia Limpa, ambiente saudável" e continuam a 16 de Maio com um seminário internacional e a inauguração da exposição "Projecto Montanha".

FERNANDA BORGES:

CPLP deve criar «janela única» para facilitar negócios

A CPLP deve adoptar um modelo de "janela única", idêntico ao que está a implementar a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), para facilitar o comércio e agilizar a gestão das trocas comerciais, defende uma responsável timorense. A ex-ministra das Finanças e actual responsável da Comissão de Reforma Fiscal (CRF) de Timor-Leste, Fernanda Borges, disse à Lusa que um projecto como este "é uma resposta prática para incentivar a importação e exportação entre os países de língua portuguesa".

Díli acolhe segunda reunião de ministros do Comércio da CPLP e Fórum Económico

Timor-Leste acolhe a segunda reunião dos ministros do Comércio e o primeiro Fórum Económico Global da CPLP, iniciativas que pretendem fomentar o desenvolvimento dos laços comerciais e empresariais no espaço lusófono. Desenhar “um conceito de ação estratégica e concetual” para o desenvolvimento do comércio e investimento na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um dos pontos centrais da reunião de ministros, que decorre até 24 de fevereiro.

AICEP abre delegação em Timor-Leste

Miguel Frasquilho iniciou no dia 25 de novembro uma visita a Timor-Leste com o objetivo de reforçar as relações económicas entre os dois Países. Por esta ocasião o Presidente da AICEP inaugura a delegação da Agência em Díli e marca presença nas comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor.

DE 24 A 26 DE NOVEMBRO

Missão empresarial a Timor-Leste

A AICEP organiza uma Missão Empresarial a Timor-Leste, de 24 a 26 de novembro. A missão liderada pelo Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, tem por objetivo explorar as oportunidades de negócio que este mercado oferece, através do estabelecimento de contactos entre as empresas portuguesas e as entidades públicas e privadas de Timor-Leste.

TIMOR LESTE

Construção do Porto de Tibar, em Dili, tem duas candidaturas

O projecto de construção e gestão do porto de Tibar, na zona de Dili, Timor-Leste, recebeu, segundo Joanico Gonçalves, duas candidaturas. O membro do Ministério de Obras Públicas afirmou que a obra, que terá um custo estimado em 400 milhões de dólares, conta com as candidaturas da empresa francesa Bolloré Consortium e da Peninsular & Oriental Steam Navigation Company (P&O), do Dubai.

Timor Leste defende criação de Banco Comercial para os países da CPLP

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Roberto Sarmento de Oliveira Soares, defende a criação de um Banco Comercial para os países da CPLP. O governante diz que é necessário antecipar os efeitos das crises económicas, além de procurar alternativas de prevenção. O governante timorense revela que existe actualmente "a ligação de possibilidades para que a CPLP possa estabelecer um Banco de Comércio que reforce a potencialidade económica dos países da organização".

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012