Parceria azul entre a China e os países de língua portuguesa debatida em Pequim
![]() |
Uma parceria azul entre a China e os países de língua portuguesa esteve em debate na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE), em Pequim, num encontro que reuniu cerca de 200 pessoas, entre especialistas, académicos, diplomatas e empresários.
O primeiro embaixador da China na Organização Mundial do Comércio e ex-vice-ministro chinês do Comércio, Sun Zhenyu, disse que, no âmbito do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), é possível uma construção conjunta da Rota da Seda Marítima no Século 21, na qual é promovida a utilização de recursos marinhos e o desenvolvimento de indústrias marinhas emergentes.
Feira Internacional de Macau e Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa têm início esta quinta-feira
![]() |
A 24.ª Feira Internacional de Macau (24.ª MIF) e a Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (Macau) 2019 (2019PLPEX) irão coordenar-se e articular-se com as políticas de desenvolvimento da China, acompanhando de perto as novas tendências internacionais de investimento, disse a presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.
Auto-estrada de 2 mil quilómetros vai ligar China à Europa
![]() |
A auto-estrada tem um custo estimado de 600 mil milhões de rublos e dará um forte impulso ao projeto internacional de infraestruturas lançado em 2013 pela China "Uma Faixa, Uma Rota".
O Governo russo já deu luz-verde à construção de uma auto-estrada com cerca de 2 mil quilómetros que vai possibilitar a ligação rodoviária entre a China e a Europa. De acordo com a CNN, a auto-estrada denominada "meridiano" vai ter início na fronteira da Rússia com o Casaquistão. Quanto concluída, será a via mais curta para transportar bens e pessoas entre a China e a Europa.
China já marca presença em oito infra-estruturas portuárias de língua portuguesa em África
![]() |
É clara e crescente a presença da China em projectos portuários de língua portuguesa, quer concluídos, quer anunciados: a informação foi avançada pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (sigla inglesa CSIS), que fez um levantamento e concluiu, em solo africano, que são já oito os portos dos PALOP em que a China marca ou marcará presença, seja enquanto entidade construtora ou até mesmo financiadora.
Países africanos procuram nova relação comercial com a China
![]() |
O país asiático tornou-se, em 2009, o maior parceiro comercial de África. Pelas estatísticas chinesas, em 2018, o comércio China-África somou 204 mil milhões de dólares (179 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 20%.
DE 17 A 19 DE OUTUBRO
Feira Internacional de Macau
![]() |
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), dá conta da realização da Feira Internacional de Macau (MIF), organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM), entre os dias 17 e 19 de Outubro, no Venetian Macao Resort Hotel.
Na sua 24ª edição, é já um dos mais relevantes eventos internacionais em Macau, tendo em conta o seu funcionamento enquanto plataforma de cooperação com o interior da China, nomeadamente a região do Delta do Rio das Pérolas, e promoção do comércio multilateral, com especial atenção para os Países de Língua Portuguesa (PLP).
Portugal deve aproveitar as oportunidades da iniciativa chinesa «Faixa e Rota»
![]() |
Portugal deve aproveitar as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pela iniciativa “Faixa e Rota”, à semelhança do que Macau irá fazer, disse dia 14 em Lisboa o Chefe do Executivo de Macau.
Chui Sai On, que discursava numa recepção oferecida pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) em Lisboa, no âmbito da visita oficial a Portugal, recordou que a China e Portugal são bons amigos e parceiros e que a Parceria Estratégica Global estabelecida entre os dois está a ser aprofundada.
China lança coligação verde para «Uma Faixa, Uma Rota»
![]() |
A China lançou oficialmente a Coligação Internacional para o Desenvolvimento Verde (CIDV) do projecto «Uma Faixa, Uma Rota», refere o Safety4Sea. O objectivo é promover a componente de sustentabilidade ambiental das múltiplas infra-estrutras associadas ao projecto «Uma Faixa, Uma Rota», sob pena de se registarem impactos ambientais muito negativos e comprometedores para os países abrangidos pela iniciativa e que já ascendem a várias dezenas.
Chui Sai On aborda papel de Macau na Faixa e Rota
![]() |
Macau deve aproveitar as oportunidades oferecidas pela construção da iniciativa “Faixa e Rota” para aprofundar o intercâmbio cultural e humano e promover o entendimento entre os povos através da criação de uma plataforma de intercâmbio, disse, em Pequim, o Chefe do Executivo de Macau.
Chui Sai On fez as declarações durante um debate integrado no 2.º Fórum “Faixa e Rota” para a Cooperação Internacional.
Suíça vai aderir ao Projecto «Uma Faixa, Uma Rota»
![]() |
A Suíça prepara-se para concluir o acordo para aderir ao projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota» (também conhecido por One Belt, One Road, ou Belt and Road Initiative), aproveitando para o efeito a deslocação do seu Presidente, Ueli Maurer, à China, nos dias 28 e 29 de Abril, acompanhado por uma delegação de empresários e representantes do meio financeiro, refere o Safety4Sea.
Portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ligados à iniciativa chinesa Faixa e Rota
![]() |
Os portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ficarão ligados à iniciativa chinesa “Faixa e Rota”, que terá um “nó central” na África Oriental, escreve o investigador Paul Nantulya.
O investigador, em estudo para o Africa Centre for Strategic Studies, afirmou que a África Oriental, enquanto “nó central” na estratégia chinesa, ficará ligada por “portos projectados e/ou em funcionamento, oleodutos, caminhos-de-ferro e centrais eléctricas construídas e financiadas por empresas e credores chineses.”
Comércio da China com «One Belt, One Road» aumentou 16,3% em 2018
![]() |
Em 2018, o comércio entre a China e os países situados ao longo do projecto Uma Faixa, Uma Estrada (One Belt, One Road, como é mais conhecida) totalizou 1,1 triliões de euros, mais 16,3% do que no ano anterior e mais 3,7% do que o crescimento do volume comercial da própria China, de acordo com o ministro chinês do Comércio, citado pelo Maritime Executive.
Valor do comércio entre a China e países de língua portuguesa supera 134 mil milhões de dólares de Janeiro a Novembro de 2018
![]() |
O valor das trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa ascendeu a 134 981 milhões de dólares no período de Janeiro a Novembro de 2018, um aumento homólogo de 25,27%, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.
Nos primeiros 11 meses do ano a China exportou bens no valor de 38 311 milhões de dólares (um aumento homólogo de 16,10%) e importou mercadorias cujo valor atingiu 96 669 milhões de dólares (+29,31%), assumindo um défice comercial de 58 358 milhões de dólares.
PORTUGAL
Embaixador da China visitou o Porto de Leixões
![]() |
O embaixador da República Popular da China, Cai Run, visitou dia 17 de Janeiro a infraestrutura portuária da Leixões, no âmbito de uma deslocação alargada ao concelho de Matosinhos. A comitiva do diplomata chinês, que integrava também o cônsul, foi recebida pelo conselho de administração da APDL que a conduziu numa visita ao Porto de Leixões, ao Terminal de Cruzeiros e à Plataforma Logística.
MACAU
Região tem nova importância estratégica
![]() |
A soberania de Macau foi transferida para a China a 20 de dezembro de 1999, mas, agora, ganhou renovado destaque nas relações luso-chinesas com a iniciativa da rota da seda em que Portugal irá cooperar.
Macau ganhou nova importância com a iniciativa chinesa “Uma Faixa, uma Rota”, que pretende transformar a região num ponto comercial de ligação marítima com África e Europa, com especial enfoque em Portugal e o Porto de Sines. Para isso, o governo macaense prepara um grande plano de infraestruturas apoiado pelo governo central, com o turismo a ter também uma palavra a dizer.
China Continental apoia Macau a participar na iniciativa Faixa e Rota
![]() |
O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma assinaram dia 5 em Pequim um acordo de apoio à participação de Macau na iniciativa Faixa e Rota.
O Chefe do Executivo, Chui Sai On, deslocou-se a Pequim, acompanhado por uma delegação da Região Administrativa especial de Macau para assinar em nome do Governo da RAEM o referido acordo.
Especialistas defendem que novos acordos entre Portugal e China podem garantir investimento em portos e ferrovia
![]() |
Os portos de Sines e de Leixões, a modernização da linha ferroviária - que pode até passar pela privatização parcial ou total da CP - , a cooperação tripartida entre China, Portugal e países africanos ou da América Latina para assegurar investimentos de grande escala são alguns dos exemplos dados por docentes e investigadores em relação à visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Lisboa.
Cooperação marcou visita do Fórum Macau a Moçambique, Angola, Portugal e S. Tomé e Príncipe
![]() |
O reforço da cooperação entre a China e os países lusófonos marcou a visita de uma delegação do Fórum Macau a Moçambique, Angola, Portugal e São Tomé e Príncipe.
A participação de Portugal na iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", marcou o encontro entre a delegação chefiada pelo secretário-geral adjunto do Fórum Macau, Ding Tian e a diretora-geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia, Fernanda Dias.
Empresas privadas da China cada vez mais interessadas em África
![]() |
As empresas privadas da China têm mostrado um interesse crescente em expandir os seus negócios em África, escreve a agência noticiosa Xinhua citando empresários que participaram num recente encontro económico sino-africano.
A Cimeira de Cooperação do Sector Privado China-África, que decorreu em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, contou com a participação de mais de 300 representantes de governos, empresas privadas e instituições de pesquisa da China e de África.
Empresas europeias despertam para a iniciativa chinesa Faixa e Rota
![]() |
A iniciativa chinesa Faixa e Rota vai proporcionar oportunidades relevantes para empresas europeias nos sectores de infraestruturas, marítimo, logística, serviços bancários e financeiros, serviços profissionais e energia, segundo o centro da União Europeia para pequenas e médias empresas (EU SME Centre).
Vídeo
“INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)
VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho
Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro
Mindelo e São Vicente com muita morabeza
Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário
Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele
Porto de Luanda - 1955
Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos
Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)
