Início > MACAU - CHINA

Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa

O Secretariado Permanente do Fórum de Macau está a organizar, em colaboração com a Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau, um Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa, em formato online, a decorrer nos dias 30 de setembro, 6, 7, e de 10 a 13 de outubro de 2022.

Pretende-se, com esta iniciativa, analisar o potencial de cada país no sector dos oceanos e os diferentes níveis de desenvolvimento existentes em matéria de Economia Azul, entre a R. P. da China e os Países de Língua Portuguesa.

DE 1 A 5 DE SETEMBRO

Portugal promove-se em Pequim

A oferta turística, a cultura e os principais produtos de exportação portugueses vão ser promovidos na capital chinesa, entre os dias1 e 5 de setembro, durante a Feira Internacional de Comércio e Serviços.

O pavilhão de Portugal será instalado no Centro Comercial Liu Gong Hui, durante a CIFTIS, Feira Internacional de Comércio e Serviços, e estima-se que seja visitado por dezenas de milhares de chineses durante os cinco dias do evento.

China lança a sua maior turbina eólica flutuante

A China implantou recentemente a sua maior turbina eólica flutuante como parte de um projecto concebido para avançar a tecnologia. De acordo com os media estatais, a construção gigante foi projectada exclusivamente para condições desafiadoras e em alto-mar, incluindo a capacidade de resistir a um tufão que ocorre uma vez a cada 100 anos.

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 35%

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau nos primeiros cinco meses do ano subiram 35%, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa entre janeiro e maio foi de 372 milhões de patacas (43,5 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Porto de Xangai, o maior do mundo, volta a operar

Xangai está a sair de um rigoroso bloqueio Covid-19 que imobilizou a cidade desde março. Embora o porto, que atende um quinto dos volumes de embarque da China, tenha funcionado o tempo todo, está operando com capacidade reduzida. Vários embarques foram redireccionados para outros portos como Ningbo-Zhousan, cancelados ou adiados.

Países de língua portuguesa intensificam relações com a China

Na última Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau, em abril último, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, destacou o reforço da relação entre os países de língua portuguesa (PLP) e a China, apelando a que todas as nações defendam a paz e a estabilidade em prol do desenvolvimento e da cooperação para superar a pandemia e impulsionar a recuperação económica.

Presença maior da China deve favorecer malha portuária no norte do Brasil, dizem empresários

A ampliação do espaço da China na economia do Brasil deve acelerar a expansão da malha portuária no norte do Brasil, afirmaram empresários do sector no Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília.
Na mesa, os empresários falaram sobre projetos que têm liderado. Lima, por exemplo, espera fechar um contrato com o porto de Santana, porto público no Amapá. Fraga destacou a modelagem de uma rodovia para o estado do Pará, a PA-150.
 

5 A 10 DE NOVEMBRO DE 2022

5.ª Edição CIIE - CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO

Vai decorrer, em Xangai, de 5 a 10 de novembro de 2022, a 5.ª edição da CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO (CIIE), a maior feira de importação multissectorial da China. A feira é organizada pelo Ministério do Comércio da China, tendo grande relevo político, constituindo-se palco para a concretização de importantes negócios.

Em 2021 contou com a participação de quase 3000 empresas expositoras, oriundas de 127 países e regiões e foi visitada por cerca de 480,000 pessoas.

Exportações dos países lusófonos para Macau subiram 25% em Janeiro e Fevereiro

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 25% nos dois primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

Em janeiro e fevereiro, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa foi de 132 milhões de patacas (14,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Empresa chinesa instala cabo submarino para ligar Cabo Verde ao Senegal

A empresa chinesa HMN Tech anunciou a instalação de um cabo submarino – parte do Expresso Regional Africano (SHARE, na sigla em inglês) – a ligar Cabo Verde e Senegal.

Segundo um comunicado, o cabo, com uma extensão de 720 quilómetros, terá capacidade para transmitir 16 terabytes por segundo entre Dacar e Praia, as capitais dos dois países.

HENGQIN, CHINA

Empresas lusófonas interessadas em zona de cooperação

O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) recebeu, em 2021, 134 pedidos de informação sobre a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin (ilha da Montanha).

Em entrevista, o presidente do IPIM, Benson Lau Wai Meng, disse que os pedidos foram recebidos através de um serviço de consultoria e encaminhamento de negócios entre a China e os países de língua portuguesa.

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 3,7% em 2021

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 3,7% em 2021, em comparação com 2020, indicaram dados oficiais.

Em 2021 o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região semiautónoma chinesa foi de 724 milhões de patacas (80,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). Já o montante importado de mercadorias de Macau pelo bloco lusófono caiu 48,2%, em termos anuais, ficando-se pelos seis milhões de patacas (669 mil euros).

Comércio China-África atinge valor record de 223.000 ME em 2021

O comércio entre China e África subiu 35%,em 2021, para o valor record de 254 mil milhões de dólares (223 mil milhões de euros), segundo dados divulgados pelas alfândegas da China.
A subida homóloga equivale a um aumento de 65 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) nas trocas comerciais, atestando a crescente importância da China nas cadeias de abastecimento.

Portos chineses obtêm grandes ganhos apesar da pandemia

O boom comercial de 2021 proporcionou ao portos marítimos da China grandes ganhos, com crescimento médio significativo, principalmente no segmento de contentores.

As estatísticas oficiais indicam que os portos da região movimentaram um acumulado de 14 bilhões de toneladas de carga ao longo do ano até novembro, aumento de 7% em comparação ao mesmo período de 2020. Os gigantescos portos de contêineres do país movimentaram 260 milhões de TEUs. O resultado equivale a 26 vezes a capacidade anual do Porto de Los Angeles, o porto de contêineres mais movimentado dos Estados Unidos.

China constrói o maior navio ro-ro do mundo

A China iniciou a construção do maior e mais avançado navio green roll-on / roll-off (ro-ro) do mundo em Yangzhou, província de Jiangsu, no leste da China.

O navio tem 238 metros de comprimento e 34 metros de largura, com um calado de projeto de 7,2 metros, uma velocidade de 20,8 nós e um peso morto de 17 mil toneladas, informou a mídia científica stdaily.com na segunda-feira, citando fontes do o Gabinete de Ciência e Tecnologia de Yangzhou.

Fórum de Macau lança guias de investimento para países lusófonos

O Fórum de Macau lançou a primeira edição dos guias de investimento dos países de língua portuguesa para ajudar empresas chinesas e do território a investir e desenvolver a cooperação económica sino-lusófona.

“Os novos Guias de Investimento visam fomentar o investimento e o comércio provenientes do sector empresarial do interior da China e Macau nos países de língua portuguesa, para que Macau possa exercer integralmente o seu papel de plataforma”, afirmou, na cerimónia de lançamento, o secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau).

Países lusófonos exportaram mais 1,5% para Macau nos primeiros nove meses do ano

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 1,5% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o período homólogo do ano passado, segundo dados oficiais.
No período em análise, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para aquele território atingiu os 522 milhões de patacas (56,1 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) de Macau.

Guangxi quer trabalhar com Macau na cooperação com Países de Língua Portuguesa

Lan Tianli, Presidente do Governo da Região Autónoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, diz que a região quer trabalhar com Macau para explorar o intercâmbio e cooperação com os Países de Língua Portuguesa. O governante acrescentou que Macau pode também aproveitar as vantagens geográficas de Guangxi na ligação com 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

MACAU

Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX 2021)

A “Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (Macau) 2021”, organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), terá lugar no Venetian Macau, de 21 a 23 de outubro de 2021, em simultâneo com a “26ª Feira Internacional de Macau (26ª MIF)” e a “Exposição de Franquia de Macau 2021 (2021MFE)”, com o objetivo de criar um efeito de sinergia e interatividade, impulsionar o desenvolvimento do setor de convenções e exposições pós-epidemia e estimular a capacidade de superação de dificuldades por parte das empresas locais e dos comerciantes domésticos e estrangeiros.

Comércio Brasil-China deve bater novo record em 2021

O comércio entre o Brasil e a China vai bater novo record este ano, e coincide com uma fase mais estável nas relações bilaterais depois da diminuição de ataques de bolsonaristas contra Pequim, dizem fontes que acompanham a situação.

Após a eclosão da covid-19 e a saída de Ernesto Araújo do comando da diplomacia brasileira, a mudança no tom, mais cuidadoso, no governo de Jair Bolsonaro em relação à China, se não gerou uma mudança de qualidade pelo menos colocou a relação em rota de normalidade.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012