Início > MACAU - CHINA

China International Import Expo 2020

A terceira edição da "China International Import Expo (CIIE) Enterprise & Business Exhibition" realiza-se entre 5 e 10 de novembro de 2020, em Xangai.

Criação do Fórum de Macau permite crescimento exponencial do comércio entre os países-membros

O valor das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa aumentou 12 vezes desde a criação do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em 2003, salientou a secretária-geral do Secretariado Permanente, Xu Yingzhen, em declarações ao Jornal Tribuna de Macau.

China quer reforçar cooperação comercial com Angola via Macau

O encarregado de Negócios da embaixada da China em Angola, Li Bin, defendeu, em Luanda, a criação de uma nova plataforma comercial, através de Macau, para o aprofundamento da cooperação com Angola.

Em declarações à imprensa no quadro do 20º aniversário do retorno de Macau à China, o diplomata afirmou que devido às semelhanças culturais e do sistema jurídico-financeiro, bem como a ligação de Macau com os países lusófonos, torna-se mais fácil reforçar o investimento de ambos os países.

Parceria azul entre a China e os países de língua portuguesa debatida em Pequim

Uma parceria azul entre a China e os países de língua portuguesa esteve em debate na Universidade de Economia e Negócios Internacionais (UIBE), em Pequim, num encontro que reuniu cerca de 200 pessoas, entre especialistas, académicos, diplomatas e empresários.

O primeiro embaixador da China na Organização Mundial do Comércio e ex-vice-ministro chinês do Comércio, Sun Zhenyu, disse que, no âmbito do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), é possível uma construção conjunta da Rota da Seda Marítima no Século 21, na qual é promovida a utilização de recursos marinhos e o desenvolvimento de indústrias marinhas emergentes.

Feira Internacional de Macau e Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa têm início esta quinta-feira

A 24.ª Feira Internacional de Macau (24.ª MIF) e a Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (Macau) 2019 (2019PLPEX) irão coordenar-se e articular-se com as políticas de desenvolvimento da China, acompanhando de perto as novas tendências internacionais de investimento, disse a presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.

Auto-estrada de 2 mil quilómetros vai ligar China à Europa

A auto-estrada tem um custo estimado de 600 mil milhões de rublos e dará um forte impulso ao projeto internacional de infraestruturas lançado em 2013 pela China "Uma Faixa, Uma Rota".

O Governo russo já deu luz-verde à construção de uma auto-estrada com cerca de 2 mil quilómetros que vai possibilitar a ligação rodoviária entre a China e a Europa. De acordo com a CNN, a auto-estrada denominada "meridiano" vai ter início na fronteira da Rússia com o Casaquistão. Quanto concluída, será a via mais curta para transportar bens e pessoas entre a China e a Europa.
 

China já marca presença em oito infra-estruturas portuárias de língua portuguesa em África

É clara e crescente a presença da China em projectos portuários de língua portuguesa, quer concluídos, quer anunciados: a informação foi avançada pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (sigla inglesa CSIS), que fez um levantamento e concluiu, em solo africano, que são já oito os portos dos PALOP em que a China marca ou marcará presença, seja enquanto entidade construtora ou até mesmo financiadora.

Países africanos procuram nova relação comercial com a China

O país asiático tornou-se, em 2009, o maior parceiro comercial de África. Pelas estatísticas chinesas, em 2018, o comércio China-África somou 204 mil milhões de dólares (179 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 20%.

DE 17 A 19 DE OUTUBRO

Feira Internacional de Macau

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), dá conta da realização da Feira Internacional de Macau (MIF), organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM), entre os dias 17 e 19 de Outubro, no Venetian Macao Resort Hotel.

Na sua 24ª edição, é já um dos mais relevantes eventos internacionais em Macau, tendo em conta o seu funcionamento enquanto plataforma de cooperação com o interior da China, nomeadamente a região do Delta do Rio das Pérolas, e promoção do comércio multilateral, com especial atenção para os Países de Língua Portuguesa (PLP).

Portugal deve aproveitar as oportunidades da iniciativa chinesa «Faixa e Rota»

Portugal deve aproveitar as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pela iniciativa “Faixa e Rota”, à semelhança do que Macau irá fazer, disse dia 14 em Lisboa o Chefe do Executivo de Macau.

Chui Sai On, que discursava numa recepção oferecida pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) em Lisboa, no âmbito da visita oficial a Portugal, recordou que a China e Portugal são bons amigos e parceiros e que a Parceria Estratégica Global estabelecida entre os dois está a ser aprofundada.

China lança coligação verde para «Uma Faixa, Uma Rota»

A China lançou oficialmente a Coligação Internacional para o Desenvolvimento Verde (CIDV) do projecto «Uma Faixa, Uma Rota», refere o Safety4Sea. O objectivo é promover a componente de sustentabilidade ambiental das múltiplas infra-estrutras associadas ao projecto «Uma Faixa, Uma Rota», sob pena de se registarem impactos ambientais muito negativos e comprometedores para os países abrangidos pela iniciativa e que já ascendem a várias dezenas.

Chui Sai On aborda papel de Macau na Faixa e Rota

Macau deve aproveitar as oportunidades oferecidas pela construção da iniciativa “Faixa e Rota” para aprofundar o intercâmbio cultural e humano e promover o entendimento entre os povos através da criação de uma plataforma de intercâmbio, disse, em Pequim, o Chefe do Executivo de Macau.

Chui Sai On fez as declarações durante um debate integrado no 2.º Fórum “Faixa e Rota” para a Cooperação Internacional.

Suíça vai aderir ao Projecto «Uma Faixa, Uma Rota»

A Suíça prepara-se para concluir o acordo para aderir ao projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota» (também conhecido por One Belt, One Road, ou Belt and Road Initiative), aproveitando para o efeito a deslocação do seu Presidente, Ueli Maurer, à China, nos dias 28 e 29 de Abril, acompanhado por uma delegação de empresários e representantes do meio financeiro, refere o Safety4Sea.

Portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ligados à iniciativa chinesa Faixa e Rota

Os portos de Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe ficarão ligados à iniciativa chinesa “Faixa e Rota”, que terá um “nó central” na África Oriental, escreve o investigador Paul Nantulya.

O investigador, em estudo para o Africa Centre for Strategic Studies, afirmou que a África Oriental, enquanto “nó central” na estratégia chinesa, ficará ligada por “portos projectados e/ou em funcionamento, oleodutos, caminhos-de-ferro e centrais eléctricas construídas e financiadas por empresas e credores chineses.”

Comércio da China com «One Belt, One Road» aumentou 16,3% em 2018

Em 2018, o comércio entre a China e os países situados ao longo do projecto Uma Faixa, Uma Estrada (One Belt, One Road, como é mais conhecida) totalizou 1,1 triliões de euros, mais 16,3% do que no ano anterior e mais 3,7% do que o crescimento do volume comercial da própria China, de acordo com o ministro chinês do Comércio, citado pelo Maritime Executive.

Valor do comércio entre a China e países de língua portuguesa supera 134 mil milhões de dólares de Janeiro a Novembro de 2018

O valor das trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa ascendeu a 134 981 milhões de dólares no período de Janeiro a Novembro de 2018, um aumento homólogo de 25,27%, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Nos primeiros 11 meses do ano a China exportou bens no valor de 38 311 milhões de dólares (um aumento homólogo de 16,10%) e importou mercadorias cujo valor atingiu 96 669 milhões de dólares (+29,31%), assumindo um défice comercial de 58 358 milhões de dólares.

PORTUGAL

Embaixador da China visitou o Porto de Leixões

O embaixador da República Popular da China, Cai Run, visitou dia 17 de Janeiro a infraestrutura portuária da Leixões, no âmbito de uma deslocação alargada ao concelho de Matosinhos. A comitiva do diplomata chinês, que integrava também o cônsul, foi recebida pelo conselho de administração da APDL que a conduziu numa visita ao Porto de Leixões, ao Terminal de Cruzeiros e à Plataforma Logística.

MACAU

Região tem nova importância estratégica

A soberania de Macau foi transferida para a China a 20 de dezembro de 1999, mas, agora, ganhou renovado destaque nas relações luso-chinesas com a iniciativa da rota da seda em que Portugal irá cooperar.

Macau ganhou nova importância com a iniciativa chinesa “Uma Faixa, uma Rota”, que pretende transformar a região num ponto comercial de ligação marítima com África e Europa, com especial enfoque em Portugal e o Porto de Sines. Para isso, o governo macaense prepara um grande plano de infraestruturas apoiado pelo governo central, com o turismo a ter também uma palavra a dizer.

China Continental apoia Macau a participar na iniciativa Faixa e Rota

O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma assinaram dia 5 em Pequim um acordo de apoio à participação de Macau na iniciativa Faixa e Rota.

O Chefe do Executivo, Chui Sai On, deslocou-se a Pequim, acompanhado por uma delegação da Região Administrativa especial de Macau para assinar em nome do Governo da RAEM o referido acordo.

Especialistas defendem que novos acordos entre Portugal e China podem garantir investimento em portos e ferrovia

Os portos de Sines e de Leixões, a modernização da linha ferroviária - que pode até passar pela privatização parcial ou total da CP - , a cooperação tripartida entre China, Portugal e países africanos ou da América Latina para assegurar investimentos de grande escala são alguns dos exemplos dados por docentes e investigadores em relação à visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Lisboa.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012