Início > Associativismo

FONASBA elege primeiro presidente proveniente um país árabe

A FONASBA (Federation of National Associations of Ship Brokers & Agents) elegeu o seu primeiro presidente proveniente de um Estado árabe ou norte-africano. Aziz Mantrach, Director Geral da Transports Marocaines S.A. of Casablanca e presidente da APRAM (Association professionnelle des agents maritimes, consignataires de navires et courtiers d’affrètement du Maroc), foi eleito o 28º presidente da FONASBA durante o encontro do Conselho da federação, que reuniu recentemente em Cancún, no México, sucedendo ao anterior presidente, John A. Foord.

PALOP são vanguarda da criação em África

Cinco dos seis países africanos de língua oficial portuguesa fazem parte da lista de 44 Estados que subscreveram o projecto de criação da Zona de Comércio Livre do Continente Africano (AfCFTA), que mereceu um acolhimento geralmente positivo por parte da sociedade civil.

Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola quer reunir empresários durante a Feira Internacional de Luanda

A Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA) está a organizar um encontro no qual pretende juntar empresários e gestores dos dois países durante a edição deste ano da Feira Internacional de Luanda (Filda), que se realiza de 10 a 14 Julho.

O encontro está marcado para o dia 12 de Julho, afirmou o responsável da CCIPA, João Traça, e é o segundo organizado pela associação empresarial tendo como mote as “relações com passado e futuro.”

Comércio entre países da CPLP movimentou mais de 3 mil milhões de euros em cinco anos

As relações comerciais entre os países da lusofonia geraram nos últimos cinco anos mais de três mil milhões de euros. O presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da Lusofonia, Salimo Abdula, reconheceu, no entanto, persistirem desafios para impulsionar cada vez mais o comércio na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fórum de Macau vai visitar países de língua portuguesa em 2018

Delegações do Fórum de Macau vão deslocar-se a Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, durante o corrente ano, no âmbito do programa de actividades da instituição para 2018, com vista a reforçar as relações e estudar formas de uma maior divulgação dos objectivos da instituição.

As deslocações à Praia, Bissau ou Dili serão realizadas no primeiro semestre do ano por ocasião do 13º Encontro de empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa que se realizará em Portugal. Também nessa altura uma delegação do Fórum visitará o Brasil.

CPLP deve mudar foco da língua para a economia, afirma secretária-geral

O crescente interesse de países como a Coreia do Sul no estatuto de observador junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) mostra o potencial económico da organização sem que o idioma seja a prioridade central, disse em Londres a secretária-geral Maria do Carmo Silveira.

A Coreia do Sul é o segundo país asiático a aproximar-se de um mercado com 270 milhões de pessoas depois do Japão, que já possui o estatuto de observador associado, juntamente com o Senegal, Namíbia, Turquia, República Checa, Uruguai, Geórgia, Eslováquia, Ilhas Maurícias e Hungria.

Países africanos aprovam criação de zona de livre comércio

Com o aval de 44 dos 55 países africanos foi aprovado o acordo para criação da Zona de Livre Comércio Continental em África, que tem potencial para se tornar o maior mercado comum do mundo. O acordo foi assinado em cúpula extraordinária da União Africana (UA), em Kigali, capital ruandesa.

Lançado novo Centro de Cooperação Internacional em Tecnologia Marítima

No dia 13 de Março, foi oficialmente lançado o Centro para a Cooperação em Tecnologia Marítima (Maritime Technology Cooperation Centre, ou MTCC) da América Latina, no Panamá, onde ficará sedeado. O lançamento contou com a presença de representantes da União Europeia, do Governo do Panamá, de organizações não-governamentais e universidades, bem como de 17 países da região.

A 5 DE ABRIL

Lisboa acolhe seminário sobre investimentos luso-brasileiros

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) realiza a 5 de abril, em Lisboa, nas instalações da Abreu Advogados, um seminário sobre investimento e internacionalização de empresas de Portugal e do Brasil. O encontro será aberto pelo presidente da CCILB, Francisco Murteira Nabo, e contará com a intervenção do embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo, sobre as relações económicas atuais entre os dois países e as perspetivas de evolução.

Portugal interessado em entrar na Francofonia e a França na CPLP, dizem ministros

Portugal pretende integrar a Organização Internacional da Francofonia (OIF), por proposta de França, que entraria por sua vez para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciaram em Lisboa os chefes das diplomacias dos dois países.

Mercosul e UE podem estar perto de acordo comercial

Pacto poderá ser assinado em reunião da Organização Mundial do Comércio em Buenos Aires. Negociações já se arrastam há 17 anos. Exportação de carne bovina para Europa ainda continua sendo um dos empecilhos.

Amigos da Nova Rota da Seda

Os Amigos da Nova Rota da Seda são um Think Tank que se propõe através de um esforço coletivo de análise, reflexão e comunicação encontrar formas e projetos de cooperação entre Portugal e a China e de ambos com terceiros países, nomeadamente os de língua portuguesa dentro do espírito da iniciativa Uma Faixa Uma Rota e a Nova Rota da Seda Marítima do Século XXI.

SINES

6.ª Conferência APIBARRA no Audtório da APS | 9 de Novembro

A APIBARRA - Associação de Pilotos de Barra e Portos – realiza no dia 9 de Novembro, em Sines, no Auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a sua 6.ª Conferência – Simplificar para Liderar.

Tendo a APIBARRA vindo a dinamizar as conferências abertas aos diversos stakeholders, onde do debate se vão retirando conclusões que permitem incentivar e melhorar ainda mais os serviços portuários, entende a organização ser esta a altura para o voltar a promover.

BRASIL

Newsletter da ABEPH n.º 28

Já se encontra disponível a newsletter n.º 28 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

BRASIL

Newsletter da ABEPH n.º 27

Já se encontra disponível a newsletter n.º 27 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

A 18 E 19 DE MAIO, EM LISBOA

Fórum África-Portugal

O Fórum África-Portugal, organizado pela FOGECA – Forum des Opérateurs pour la Garantie de l’Emergence en Afrique, realiza-se nos dias 18 e 19 de maio de 2017, em Lisboa. O principal objetivo deste fórum internacional é a promoção de parcerias económico-estratégicas de médio e longo prazo.

ATÉ 12 DE MAIO

Bali acolhe 30.ª Conferência Mundial de Portos da IAPH

Até 12 de Maio decorre, em Bali, na Indonésia, a 30ª Conferência Mundial de Portos da IAPH (International Association of Ports and Harbors), que, segundo alguns analistas, é o principal acontecimento marítimo do ano.

BRASIL

Newsletter da ABEPH n.º 17

Já se encontra disponível a newsletter n.º 17 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

BRASIL

Newsletter da ABEPH n.º 16

Já se encontra disponível a newsletter n.º 16 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

BRASIL

ABEPH entra no jogo

A Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), formada por autoridades portuárias federais e estaduais, está mobilizada por mudanças no modelo portuário nacional. A exemplo do que foi feito pelo conjunto de entidades que reúnem terminais de uso privado (TUPs) e terminais arrendados, elaborou documento contendo propostas entregue ao entregue ao secretário de Política Nacional de Transportes, Herbert Drummond.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família