Início > GEO

Há uma reserva gigante de água doce oculta debaixo do Oceano Atlântico

O fundo do Oceano Atlântico esconde um tesouro muito valioso: água doce. Geólogos da Universidade de Columbia afirmam que na costa nordeste dos EUA há quase três mil quilómetros cúbicos de água doce presa em sedimentos porosos sob a água salgada do mar.

A descoberta, embora surpreendente, era algo do qual já se suspeitava. Especialistas acreditam que este tipos de depósito de água doce são abundantes, mas muito pouco se sabe sobre os seus volumes e a sua distribuição no planeta.

11 DE AGOSTO DE 1578

Morre Pedro Nunes

Pedro Nunes (Alcácer do Sal, 1502 — Coimbra, 11 de agosto de 1578), com o nome latinizado Petrus Nonius, foi um matemático português que ocupou o cargo de cosmógrafo-mor para o Reino de Portugal. Foi um dos maiores vultos científicos do seu tempo. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegação teórica, tendo-se dedicado, entre outros, aos problemas matemáticos da cartografia. Foi ainda inventor de vários instrumentos de medida, incluindo o "anel náutico", o "instrumento de sombras", e o nónio.

NÃO TEM HOTÉIS, POLÍCIA NEM CEMITÉRIO

Esta é a ilha mais densamente povoada do mundo

Santa Cruz del Islote fica a duas horas de Cartagena, tem menos de 10 mil metros quadrados e vivem lá 1200 pessoas. Isso faz dela a ilha com maior densidade populacional do mundo, quatro vezes mais do que Manhattan.

Os moradores gostam de dizer que Santa Cruz foi descoberta há cerca de 150 anos por alguns pescadores de Barú, na costa colombiana. Quando notaram que a ilha não tinha mosquitos - uma raridade nas Caraíbas - montaram um acampamento. Naquela noite, segundo a lenda, os homens dormiram tão pacificamente que decidiram ficar.

CABO VERDE

ENAPOR na senda da inovação da vigilância marítima

Tendo a Enapor como missão principal unir as ilhas e ligá-las ao mundo, actualmente todos os portos nacionais estão dotados de estações que permitem a partilha de diversas informações, em tempo real, sobre a movimentação de navios a nível global.

O projecto é da Marine Traffic e facilita a comunicação marítima, permitindo rastrear e conhecer a movimentação dos navios que operam nas nossas águas e não só.

Loxodrómia, sabe o que é?

Loxodrómia é a linha que, à superfície da Terra, faz um ângulo constante com todos os meridianos. Tal linha, cuja direcção geográfica, ou azimute, é constante com os meridianos é resultado do erro original quando se quer resumir num plano o que está distribuído em vários.

A invenção da Bússola

O fenómeno do magnetismo, provocado pelo atrito dos fragmentos de ferro com ímanes naturais, era conhecido há muito. Mencionado em textos de Tales de Mileto e de Platão na Antiguidade, era igualmente conhecido na China, onde se descobriu em data não determinada que toda a agulha magnetizada gira livremente, assinalando sempre o eixo norte-sul. Na verdade, na China, a agulha mostrava o Sul: por especial deferência perante o imperador, o engenho tinha de dar respeitosamente as costas à Ursa Maior, residência do «Soberano do alto», de quem o imperador era sumo-sacerdote na Terra.

Sistema inédito de previsão das condições do mar oferece dados detalhados do Porto de Santos

A costa de São Paulo passa a contar com um sistema de previsão das condições do mar, um serviço inédito no País tanto em relação à dimensão da área atendida, como pelo detalhamento das análises. Batizado como Preamar, ele foi lançado pela equipe do Laboratório de Hidrodinâmica Costeira, do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP).

Troca electrónica de dados obrigatória entre navios e portos

No âmbito da Convenção sobre Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional, da IMO, os Governos passam a estar obrigados a introduzir um sistema de troca de electrónica de informação entre navios e portos.

Cientistas revelam o que esconde o Grande Buraco Azul, um dos maiores enigmas do mundo oceânico

A expedição Blue Hole Belize 2018 alcançou o seu objetivo de sondar o fundo do Grande Buraco Azul, um dos maiores buracos azuis do mundo, localizado no mar das Caraíbas, mais especificamente na costa de Belize. A equipa encontrou um “cemitério de moluscos” e várias garrafas plásticas.

Alunos constroem embarcação autónoma para mapear fundo do mar

Alunos do Corpo de Cadetes da Universidade Texas A&M projectam uma embarcação para mapear o fundo do mar, mais sustentável e rápida que as existentes, especialmente para portos.

Inmarsat apoia projectos de comunicação nos portos

A Inmarsat, importante empresa de origem britânica que disponibiliza serviços de comunicação móvel no mar, em terra e no ar, uniu esforços com a Rainmaking Trade e Transport Impact (T & TI) e Bluetech Accelerator, para apoiar novos projectos focados na «Internet das Coisas» (IoT, sigla em inglês) e na inovação de um banco de dados para os portos marítimos, avançou a empresa na última Quinta-feira em comunicado oficial.

Europa e América Latina ligadas por novo cabo submarino com passagem em Cabo Verde

A EllaLink Ireland e a Alcatel Submarine Networks iniciaram a construção do sistema de cabo submarino EllaLink, que vai ligar a Europa à América Latina, segundo um comunicado conjunto divulgado em Dublin e em Paris.

O sistema EllaLink visa satisfazer a procura de tráfego entre os dois continentes, indo dispor de centros de dados em Madrid, Lisboa, Marselha, Fortaleza (Estado do Ceará) e São Paulo, estando ainda previstas ligações a Cabo Verde, Ilhas Canárias e ilha da Madeira.

França e Índia cooperam na vigilância marítima por satélite

A Índia e a França planeiam lançar satélites para vigilância marítima, conforme anunciou o chefe Jean-Yves Le Gall da agência espacial francesa CNES (Centre National d’Études Spatiales). Os satélites incidirão sobre o Oceano Índico, dado que é uma área onde atravessada por um grande número de rotas marítimas, pelo que é uma área estrategicamente importante para ambos os países, até porque inclui territórios franceses ultramarinos.

No fundo do Pacífico, há espécies de peixes a desafiar todos os limites

Cientistas descobriram três novas espécies de peixes que vivem na fossa do Atacama, uma das partes mais profundas do Oceano Pacífico, criaturas translúcidas sem escamas perfeitamente adaptadas a condições que instantaneamente matariam a maior parte da vida na Terra.

Área coberta por rios no mundo é 44% maior do que o estimado

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisas Geológicas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicada pela revista Science, mostra que a área coberta por rios no mundo é, no mínimo, 44% maior do que era estimado.

Embarcações de pesca desligam sinal de localização para pescar ilegalmente

A OCEANA, uma organização internacional dedicada aos oceanos, publicou um relatório onde diagnostica casos de navios de pesca comercial que, aparentemente, desligam o seu sinal AIS (Identificação de Sistema Automático, uma ferramenta de prevenção de colisão que também pode ser usada para monitorizar e rastrear movimentos dos navios) quando estão próximo de áreas marinhas protegidas.

Maersk testa nova tecnologia de percepção situacional a bordo de navios

A Maersk e a Sea Machines Robotics, uma empresa norte-americana de robótica marítima, juntaram-se para realizar ensaios a um equipamento baseado em inteligência artificial que aumenta a capacidade de percepção situacional das tripulações a bordo dos navios, reforçando a segurança e viabilidade das operações.

De acordo com vários meios de comunicação internacionais, que referem o caso, este equipamento, baptizado Light Detection and Ranging (LiDAR), foi instalado a bordo de uma nova classe de porta-contentores e consiste num sistema avançado de apoio à navegação que permite visualizar melhor o ambiente envolvente do navio.

Pulseira de segurança para tripulantes será lançada este ano

A ScanReach, uma start-up norueguesa de tecnologia, lançou o InRanch, um sistema capaz de localizar qualquer pessoa num navio ou em instalações offshore em tempo real. O sistema é capaz de receber e transmitir dados através de qualquer estrutura, incluindo o aço, e poderá salvar vidas no mar, segundo o Maritime Executive.

Garmin lançou tecnologia para optimizar sondas náuticas

A Garmin lançou recentemente uma nova solução de sonda náutica visível em plena luz solar. O sistema, designado GPSMAP® 1222 Touch, acaba de ser lançado no mercado e permite encontrar várias funções como “laylines, informação de marés, bússola mais eficiente, funções de regata, informação dos ventos ou posição e deriva, actualizando a posição 10 vezes por segundo com o GPS incorporado de 10 Hz”, segundo comunicado oficial.

Organismos marinhos podem servir para detectar navios

Um novo programa da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), uma agência de defesa americana, contempla a pesquisa sobre o modo como organismos marinhos sensíveis ao meio que os rodeia podem contribuir para o auxílio à defesa de territórios marítimos, segundo informa a agência.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)