Início > Cruzeiros

EM 2018

Turistas que passam por Cabo Verde em navios de cruzeiro aumentaram 24%

De acordo com o relatório e contas de 2018 da Enapor, os portos cabo-verdianos receberam, no total, 47.094 passageiros de navios de cruzeiro, um aumento de quase 10.000 turistas face a 2017.

“O negócio de cruzeiros em Cabo Verde alcançou um novo marco durante o ano de 2018, registando um recorde de 199 escaldas de navios de cruzeiro nos portos nacionais e mais de 47.000 excursionistas”, lê-se no relatório.

CABO VERDE

Mindelo na rota da volta ao Mundo do MSC Magnifica

A MSC Cruzeiros lança o segundo MSC World Cruise com um novo itinerário que inclui Cabo Verde. Em janeiro de 2020, o MSC Magnifica fará a volta ao mundo em 117 dias, passando por mais de 40 destinos e 23 países.

O MSC Magnifica deverá escalar o Porto Grande no dia 14 de Janeiro de 2020.

Portos de Cabo Verde marcaram presença na Feira de Cruzeiros «Seatrade Europe»

O Seatrade Europe é um dos maiores eventos da indústria de Cruzeiros e acontece em Hamburgo, na Alemanha. A ENAPOR – Portos de Cabo Verde marcou presença no evento, representada pelo PCA da empresa, Jorge Pimenta Maurício, numa participação conjunta com os parceiros da Cruise in the Atlantic Islands.

O Seatrade Europe é uma feira internacional de cruzeiros, realizada a cada dois anos, na cidade alemã de Hamburgo que durante três dias acolhe representantes de todas as áreas da cadeia de indústria de cruzeiros.
 

CABO VERDE

Enapor assina contrato com a Artelia para Assistência Técnica e Fiscalização das Obras do Terminal de Cruzeiros do Mindelo

A empresa Artelia, Eau & Environnement foi seleccionada através do concurso Público Internacional para Consultoria e Fiscalização das Obras do Projecto Terminal de Cruzeiros do Mindelo, na qual participaram 21 empresas.

O contrato com a ENAPOR foi assinado no dia 13 de Setembro e contempla três fases: Fase 1 – que consiste na apresentação, no prazo de 60 dias, do dossier de lançamento do concurso de selecção do empreiteiro; Na Fase 2, proceder-se-á a fiscalização dos trabalhos de construção do Terminal de Cruzeiros; E na Fase 3 a contratação de consultoria especializada para o Desenvolvimento do Destino de Turismo de Cruzeiros, com o objectivo de desenvolver e implementar um Plano de Desenvolvimento do Destino Turístico de Cruzeiros para as ilhas de São Vicente e Santo Antão.

BRASIL

Temporada de cruzeiros começa no Porto do Rio de Janeiro

Cerca de 425 mil turistas deverão circular pelo Porto do Rio de Janeiro durante a temporada de cruzeiros 2019/2020, que começa oficialmente no dia 20 de outubro, com a chegada do World Explorer, primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal. Até abril de 2020, quando termina a temporada, estão programadas 112 atracações de 37 navios, oito deles vindo à cidade pela primeira vez.

BAHAMAS

A nova ilha privada da MSC Cruzeiros

A Ocean Cay MSC Marine Reserve está a transformar um antigo local de extracção industrial de areia numa reserva marinha e numa ilha exclusiva para os hóspedes da companhia de cruzeiros.

Ao redor da ilha existe uma área com cerca de 64 quilómetros quadrados de águas protegidas e está a ser criado um recife de corais para estimular e sustentar o crescimento de novos. Em curso estão planos para a construção de um laboratório marinho para pesquisar corais resistentes às alterações climáticas.

CABO VERDE

Ministro do Turismo defende trabalho articulado entre Governo e privados para que cruzeiristas gastem mais no país

O Ministro do Turismo e Transportes, José da Silva Gonçalves, defende que Governo, o sector privado e as associações de turismo devem trabalhar de mãos dadas para fazer com que os cruzeiristas gastem mais no país.

José Da Silva Gonçalves, que falava à imprensa à margem da conferência sobre o “Turismo de Cruzeiros e desafios para o mercado de Cabo Verde”, organizada pela Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiros de Santiago (3C Santiago), sustentou que o operador nacional tem que trabalhar em rede, cada um na sua esfera para potenciar as ofertas turistas no país.

CABO VERDE

Administrador do porto da Praia diz que turismo de cruzeiros teve evolução positiva de 25 % na última década

O administrador do Porto da Praia, Celso Martins, revelou à imprensa que o tráfego de turismo de cruzeiros em Cabo Verde teve uma evolução positiva que ronda os 25 por cento (%) na última década.

Celso Martins que falava à margem da conferência sobre o “Turismo de Cruzeiros e desafios para o mercado de Cabo Verde”, organizada pela Comunidade Cabo-verdiana de Cruzeiros de Santiago (3C Santiago) afirmou que este crescimento se deve ao trabalho que vem sendo feito por todas as entidades, principalmente pela Enapor, na promoção de Cabo Verde.

Temporada brasileira de cruzeiros 2018-2019 regista 100% de ocupação

A temporada de cruzeiros 2018/2019 no Brasil chega ao fim e contabiliza 100% de ocupação nas sete embarcações que navegaram por aqui: MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Orchestra, Costa Favolosa, Costa Fascinosa e Pullmantur Sovereign.

ANGOLA

Navio cruzeiro com 212 turistas no Porto de Luanda

Um navio cruzeiro com 212 turistas a bordo, de 12 nacionalidades, atracou no Porto de Luanda, numa acção que visa colocar os portos angolanos na rota internacional de navios cruzeiros.

Dos 212 turistas do navio "Aegean Odissey", que chegou a Luanda, depois de atracar em vários portos de 14 países, como Egipto, Jordânia, Oman, Índia, Tailândia, Singapura, Maurícias, África do Sul, Namíbia, entre outros, 187 participaram do circuito turístico proporcionado pela TravelGest.

ENAPOR - Portos de Cabo Verde passa a ser membro da MedCruise Association

A MedCruise, Associação de Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo, que abrange os portos e a indústria de cruzeiros da nossa zona de influência (Europa, corredor do Atlântico e América do Sul), está presente em 20 países, de três continentes diferentes, representando mais de 100 portos e 30 empresas e associações relacionadas a cruzeiros.

A ENAPOR – Portos de Cabo Verde tornou-se, recentemente, membro da Associação MedCruise, um importante passo no reforço da aposta de promoção de Cabo Verde como um emergente destino de cruzeiros.

BRASIL

Reunião discute detalhes da atracagem de cruzeiros no Porto de Cabedelo

O ajustamento de condutas para viabilização da atracagem de navios cruzeiros no Porto de Cabedelo a partir de janeiro de 2019, foi a pauta de uma reunião realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB). A presidente da Docas-PB. Gilmara Temóteo, comandou a reunião, e destacou a importância do encontro para que o processo seja realizado com pleno êxito.

BRASIL

Porto de Cabedelo volta a receber navio de cruzeiros a partir de fevereiro de 2019

O Porto de Cabedelo voltará a receber navios de cruzeiro a partir de fevereiro de 2019. Foi o que ficou definido em reunião na sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), que contou com a participação da presidente da Companhia, Gilmara Temóteo, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e o operador de cruzeiros marítimos, Milton Sanches.

Caraíbas é o destino mais procurado pelos passageiros de cruzeiros

As Caraíbas continuam a ser o principal destino internacional para os passageiros dos EUA, seguido de cruzeiros fluviais europeus e de cruzeiros do Mediterrâneo, segundo a mais recente pesquisa de tendências de viagens da Travel Leaders Group (feita a mil consultores de viagens da América do Norte). A Escócia e a Holanda subiram entre os cinco principais destinos europeus (nos quais se inclui Portugal) e países como Singapura aumentaram a sua popularidade na Ásia/Sudeste Asiático.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo espera receber mais turistas em cruzeiros este ano

Em média 40 mil turistas escalam o Porto de Maputo, provenientes de cruzeiros de negócios. Neste ano, o número poderá ser superado, segundo informa a concessionária desta infra-estrutura portuária, Suraya Abdula, representante do MPDC.

Temporada de cruzeiros no Brasil poderá injetar mais de R$ 2 bilhões na economia

A temporada 2018/2019 de cruzeiros marítimos terá impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando 15% de aumento no total de viajantes embarcados, em relação à temporada anterior de 2017/2018, segundo o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz.

Cabo Verde lança concurso público para terminal de cruzeiros na cidade do Mindelo

O concurso público para as obras do terminal de cruzeiros na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, será lançado dentro de “poucas semanas”, revelou o presidente da Enapor – Portos de Cabo Verde.

O “Mindelo Cruise Terminal” vai ser uma realidade e as obras iniciam-se, “o mais tardar no primeiro trimestre de 2019” realçou, citado pela agência noticiosa Inforpress.

TEMPORADA DE CRUZEIROS COMEÇA DIA 24 NO PORTO DO RIO DE JANEIRO

Oito navios atracam pela primeira vez na cidade

Mais de 380 mil turistas deverão circular pelo Porto do Rio de Janeiro durante a temporada de cruzeiros 2018/2019, que começa dia 24 no Terminal Internacional Pier Mauá e vai até final de abril de 2019. No total, serão 103 atracações, dez a mais que na última temporada, com uma novidade: oito embarcações estarão pela primeira vez no Brasil, o que é uma conquista para o turismo marítimo no país.

Cruzeiros precisam de 80 mil profissionais anualmente nos próximos 10 anos

Na próxima década, a indústria internacional de cruzeiros necessitará de recrutar anualmente cerca de 80 mil tripulantes e oficiais para substituir todo o pessoal que se vai retirando por reforma ou simplesmente abandono da actividade (70 mil) e preencher as vagas dos novos navios que vão surgindo (10 mil), referia recentemente o Cruise Industry News.

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Terminal de cruzeiros deverá aumentar para 75 mil turistas

O terminal de cruzeiros de São Vicente, que se estima que esteja pronto em dois anos, deverá aumentar para 75 mil o número de turistas na ilha, conforme previsões avançadas pela empresa que administra os portos cabo-verdianos.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012