Início > Cruzeiros

ENAPOR - Portos de Cabo Verde passa a ser membro da MedCruise Association

A MedCruise, Associação de Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo, que abrange os portos e a indústria de cruzeiros da nossa zona de influência (Europa, corredor do Atlântico e América do Sul), está presente em 20 países, de três continentes diferentes, representando mais de 100 portos e 30 empresas e associações relacionadas a cruzeiros.

A ENAPOR – Portos de Cabo Verde tornou-se, recentemente, membro da Associação MedCruise, um importante passo no reforço da aposta de promoção de Cabo Verde como um emergente destino de cruzeiros.

BRASIL

Reunião discute detalhes da atracagem de cruzeiros no Porto de Cabedelo

O ajustamento de condutas para viabilização da atracagem de navios cruzeiros no Porto de Cabedelo a partir de janeiro de 2019, foi a pauta de uma reunião realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB). A presidente da Docas-PB. Gilmara Temóteo, comandou a reunião, e destacou a importância do encontro para que o processo seja realizado com pleno êxito.

BRASIL

Porto de Cabedelo volta a receber navio de cruzeiros a partir de fevereiro de 2019

O Porto de Cabedelo voltará a receber navios de cruzeiro a partir de fevereiro de 2019. Foi o que ficou definido em reunião na sede da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), que contou com a participação da presidente da Companhia, Gilmara Temóteo, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e o operador de cruzeiros marítimos, Milton Sanches.

Caraíbas é o destino mais procurado pelos passageiros de cruzeiros

As Caraíbas continuam a ser o principal destino internacional para os passageiros dos EUA, seguido de cruzeiros fluviais europeus e de cruzeiros do Mediterrâneo, segundo a mais recente pesquisa de tendências de viagens da Travel Leaders Group (feita a mil consultores de viagens da América do Norte). A Escócia e a Holanda subiram entre os cinco principais destinos europeus (nos quais se inclui Portugal) e países como Singapura aumentaram a sua popularidade na Ásia/Sudeste Asiático.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo espera receber mais turistas em cruzeiros este ano

Em média 40 mil turistas escalam o Porto de Maputo, provenientes de cruzeiros de negócios. Neste ano, o número poderá ser superado, segundo informa a concessionária desta infra-estrutura portuária, Suraya Abdula, representante do MPDC.

Temporada de cruzeiros no Brasil poderá injetar mais de R$ 2 bilhões na economia

A temporada 2018/2019 de cruzeiros marítimos terá impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando 15% de aumento no total de viajantes embarcados, em relação à temporada anterior de 2017/2018, segundo o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz.

Cabo Verde lança concurso público para terminal de cruzeiros na cidade do Mindelo

O concurso público para as obras do terminal de cruzeiros na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, será lançado dentro de “poucas semanas”, revelou o presidente da Enapor – Portos de Cabo Verde.

O “Mindelo Cruise Terminal” vai ser uma realidade e as obras iniciam-se, “o mais tardar no primeiro trimestre de 2019” realçou, citado pela agência noticiosa Inforpress.

TEMPORADA DE CRUZEIROS COMEÇA DIA 24 NO PORTO DO RIO DE JANEIRO

Oito navios atracam pela primeira vez na cidade

Mais de 380 mil turistas deverão circular pelo Porto do Rio de Janeiro durante a temporada de cruzeiros 2018/2019, que começa dia 24 no Terminal Internacional Pier Mauá e vai até final de abril de 2019. No total, serão 103 atracações, dez a mais que na última temporada, com uma novidade: oito embarcações estarão pela primeira vez no Brasil, o que é uma conquista para o turismo marítimo no país.

Cruzeiros precisam de 80 mil profissionais anualmente nos próximos 10 anos

Na próxima década, a indústria internacional de cruzeiros necessitará de recrutar anualmente cerca de 80 mil tripulantes e oficiais para substituir todo o pessoal que se vai retirando por reforma ou simplesmente abandono da actividade (70 mil) e preencher as vagas dos novos navios que vão surgindo (10 mil), referia recentemente o Cruise Industry News.

SÃO VICENTE, CABO VERDE

Terminal de cruzeiros deverá aumentar para 75 mil turistas

O terminal de cruzeiros de São Vicente, que se estima que esteja pronto em dois anos, deverá aumentar para 75 mil o número de turistas na ilha, conforme previsões avançadas pela empresa que administra os portos cabo-verdianos.

BRASIL

Termina a Temporada de Cruzeiros 2017-2018 do Recife

Ao longo de oito meses, a capital pernambucana recebeu 17 embarcações do setor turístico. Foram navios, em sua maioria, em viagens internacionais com percurso para a Europa, África ou países vizinhos ao Brasil, na América do Sul. Os mais de 25 mil passageiros que circularam pela Temporada 2017/2018 – iniciada em 26 de outubro do ano passado - desembarcaram no Porto do Recife geralmente em viagem de trânsito.

As imagens surpreendentes de um navio cortado a meio

O navio Silver Spirit, lançado em 2009 pela SilverSea, foi dividido a meio para ser colocada uma extensão de quinze metros, que irá aumentar a capacidade de passageiros em 12%. As fotografias tiradas em Palermo, Itália, revelam o desenvolvimento da obra.

A extensão de quinze metros irá custar à SilverSea 70 milhões de dólares (cerca de 57 milhões de euros). O navio terá 210 metros de comprimento e a capacidade de passageiros aumenta de 540 para 608.

CABO VERDE

Navio Cruzeiro iate «Archimedes» escala Porto Tarrafal de S.Nicolau

O Porto Tarrafal recebeu o Navio “Archimedes”, transportando alguns turistas, sendo 12 passageiros e 17 tripulantes, totalizando, assim, 29 pessoas a bordo. Os turistas foram acolhidos na ilha de S. Nicolau com toda a morabeza do povo Cabo-verdiano.
O Navio “Archimedes”, de bandeira bermudense, tem 67,75metros de comprimento e 3,5 metros de calado.

CABO VERDE

Holanda financia em 35% o terminal de cruzeiros no Mindelo

O projeto da construção do terminal de cruzeiros do Porto Grande do Mindelo, avaliado em 28 milhões de euros, já conta com 35 por cento (%) de financiamento garantido, relativo a um donativo do governo holandês através da Orio.

A informação foi confirmada no Mindelo, pelo ministro de Economia e Emprego, José Gonçalves, que assegurou que as obras deverão arrancar finalmente em 2018.

BRASIL

Começa a temporada de cruzeiros no Porto de Ilhéus

A temporada de cruzeiros 2017/2018 no Sul da Bahia teve início na manhã de dia 11, com a chegada do navio Costa Favolosa ao Porto de Ilhéus. Os mais de 3,7 mil visitantes a bordo tiveram até às 18h para visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, catedral, praias, fazendas e outras belezas da Costa do Cacau, antes de seguirem viagem para o Rio de Janeiro.

MSC terá museu de arte a bordo e Louvre está na lista

Já imaginou andar entre os corredores de um navio, e, além de piscinas, bares e restaurantes, se deparar com um museu de arte clássica e contemporânea? Pois essa é a ideia – e certeza de acordo com o diretor geral da MSC Brasil, Adrian Ursilli – da MSC para dois navios de sua próxima geração, o Meraviglia Plus.

MADEIRA, PORTUGAL

Porto do Funchal faz história

O Porto do Funchal faz história: pela primeira vez, um porto português fornece Gás Natural Liquefeito, GNL, a um navio, com as dimensões do "AIDAprima" e pela primeira vez, no mundo, tal operação ocorre numa ilha.
O Vice Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado acompanhou esta operação, destacando o pioneirismo, o empreendedorismo e visão da empresa madeirense, Gaslink, do Grupo Sousa, cujo Presidente, Luís Miguel Sousa esteve também presente.

BRASIL

Cruzeiro Aidacara tem passeio de bike tour no Recife

Uma novidade durante a visita do Aidacara foi um bike tour realizado por 40 tripulantes e passageiros. O grupo saiu do TMP por volta das 9h30 e percorreu alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como Marco Zero e Parque das Esculturas Francisco Brennand. Todas as bicicletas utilizadas são do próprio navio.

CABO VERDE

lIlha do Fogo deverá receber 11 visitas de navios de cruzeiro na temporada que vai até abril de 2018

O porto de Vale dos Cavaleiros, na Ilha do Fogo, arquipélago de Cabo Verde, vai receber 11 escalas de navios de cruzeiro, entre 28 de Outubro e 10 de Abril de 2018.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Seadream II no Porto de Lisboa

Esta segunda-feira, dia 23, o Seadream II termina em Lisboa um cruzeiro de 10 noites que tem início em Barcelona e passagem por Port Mahon, Palma de Maiorca, Ibiza, Valência, Cartagena, Málaga, Gibraltar, Cádis e Portimão.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)