Início > EDUCARE

Navio-Escola «Brasil» visita Portugal durante viagem de instrução e abre a visitas

O Navio-Escola "Brasil" (NE Brasil) estará atracado no Porto de Lisboa, no período de 5 a 8 de setembro. A visita faz parte da 36ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXXVI VIGM).

​No dia 6 de setembro, no período das 14h00 às 18h00, o NE Brasil estará aberto a visitas ao público, no terminal de passageiros de Santa Apolónia. No dia 7 de setembro, às 11h30, será realizada uma cerimónia cívico-militar, a bordo do navio, alusiva à comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil, com a presença de diversas autoridades brasileiras, portuguesas e estrangeiras.

UCCLA participou no Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul

Decorreu recentemente a 3.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), programa de capacitação para a economia do mar sustentável, organizado pela Economia Azul - Centro de Competência e Desenvolvimento da Economia Azul/Economia do Mar Sustentável, no âmbito do projeto MetaMarfose. O programa decorreu em Lisboa e contou com a presença das técnicas Alda Moreira e Mariana Correia da UCCLA.

Ao longo de três dias foram percorridos vários territórios de conhecimento e de experiências em economia azul, num ambiente de partilha e de visão 360.º. Os participantes receberam um sistema operativo azul, fundamental para a identificação de desafios e de oportunidades, e para a concretização de iniciativas e suporte ao investimento.

VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE QUELIMANE À ENIDH

Realizou-se recentemente a visita do Dr. Manuel Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Quelimane, Moçambique, à ENIDH, tendo em vista desenvolver a cooperação entre as instituições.

Deve notar-se que na cidade de Quelimane está instalada a Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira (Universidade Eduardo Mondlane - Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira (uem.mz)), pertencente à Universidade Eduardo Mondlane. Foram analisadas as possibilidades de incorporar alunos da cidade de Quelimane nos cursos da ENIDH, entre outras formas de colaboração futura.
A recepção terminou com a visita aos novos simuladores, que estão na fase final de instalação.

BRASIL

FENOP e ABTP assinam contrato de pós-graduação em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário

Em solenidade no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) assinaram, em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), contrato de apoio institucional ao curso de pós-graduação em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário.

O curso de Direito do Trabalho é o primeiro do Brasil ligado à área portuária e terá coordenação composta pelos professores Dr. Guilherme Augusto Caputo Bastos e Dr. Sérgio Pinto Martins, ministros do Tribunal Superior do Trabalho, além do Desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, professor e coordenador da área de pós-graduação em Direito da Unisanta.

Navio-escola Sagres navega rumo ao Brasil

O navio-escola Sagres largou no domingo, dia 24 de julho, da Base Naval de Lisboa, para iniciar uma nova missão ao Brasil. Durante esta viagem, que conta com cadetes da Escola Naval a realizar a viagem de instrução, o navio vai participar nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Com o objetivo de assinalar os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, um feito alcançado pelos Comandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho, será realizada uma exposição a bordo, sempre que o NRP Sagres atracar nos portos.

BRASIL

Alunos de Engenharia Naval da UFPE aprimoram tecnologia portuária em parceria com o Porto do Recife

Seguindo com a parceria de pesquisa e desenvolvimento, o Porto do Recife recebeu alunos do curso de Engenharia Naval da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para uma visita técnica à faixa de cais do ancoradouro. A visita é fruto de um Projecto de Extensão Tecnológica (PET) da Universidade com o tema "Código Computacional para Cálculo das Forças Actuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias''.

BRASIL

Companhia Docas do Ceará recebe prémio de referência em estágio

A Companhia Docas do Ceará (CDC) recebeu o prémio CIEE Melhores Programas de Estágio, além de um selo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O resultado foi divulgado em cerimónia online, onde a CDC ficou em 3.º lugar na categoria Órgãos Públicos – Federais e do Judiciário (de 10 a 50 estagiários). A gratificação foi concedida com base nos levantamentos anuais da companhia. Foram analisados o perfil dos estagiários, os gastos com a bolsa-auxílio e o impacto da pandemia causada pela Covid-19.

O prémio é iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), abrangendo organizações e instituições parceiras do CIEE de todo o Brasil. Para participar da premiação, é preciso estar inserido em duas das categorias: organizações públicas, privadas, de economia mista e entidades do terceiro sector.

CABO VERDE

Escola do Mar (EMAR) assina protocolo de cooperação com CV Interilhas

A Escola do Mar (EMAR) e a CV Interilhas assinaram um protocolo de cooperação que visa a colaboração mútua no domínio da formação técnica e profissional, execução de projectos, produção, divulgação e publicação de documentos técnicos e científicos com relevância para o sector marítimo.

O referido protocolo foi rubricado pelo Administrador Executivo da EMAR. Ivan Bettencourt, e pelo Presidente da CVI, Jorge Pimenta Maurício, na presença dos dirigentes das instituições tuteladas pelo Ministério do Mar e da Equipa da CVI.O ministro do Mar, Abraão Vicente, referiu que a EMAR está a cumprir a sua missão de intensificar a sua presença no mercado de formação cabo-verdiano e a respetiva interligação com o mercado de trabalho, asseverando que o foco primordial é a criação de empregos com melhor qualificação. Por sua vez, Jorge Maurício, destacou a importância da qualificação dos quadros nacionais e enfatizou que a questão deve ser vista como um fator de competitividade e segurança.

ANGOLA

PORTO DO LOBITO FORMA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Pelo menos 10 jovens de famílias em situação de vulnerabilidade beneficiam de uma acção de formação em serralharia e carpintaria, numa iniciativa do Conselho de Administração do Porto do Lobito.

Com duração de seis meses, o ciclo de formação visa capacitar os jovens para a sua inserção no mercado de emprego. Na abertura do ciclo de formação que teve ontem início, o administrador para a área Técnica, Infra-estruturas e segurança do Porto do Lobito, Joaquim Cristiano Sobrinho, afirmou que a acção formativa visa assinalar uma nova etapa na vida dos formandos, iniciativa que permite responder aos desafios do presente e do futuro.

Oficina para crianças «A minha praia» na Ilha de Moçambique

No âmbito do projecto “Solução Participada para Plásticos Marítimos” decorreu a oficina “A minha praia” na Escola Primária e Completa 25 de Junho, na Ilha de Moçambique, com o envolvimento de 37 participantes - crianças, professores, educadores ambientais e o diretor da escola.

A oficina envolveu um percurso de (re)conhecimento e valorização ambiental e a criação coletiva do livro “ver, ouvir, cheirar, tocar, sentir A MINHA PRAIA”. Porque (re)conhecer, amar, cuidar de um lugar é uma ação que começa com investigação, proximidade e maravilhamento.

ANGOLA

Navio «Baía Farta» suspende cruzeiro científico

O navio de investigação “Baía Farta” suspendeu, por tempo indeterminado, o seu programa de cruzeiro científico nas águas oceânicas nacionais, iniciado a 30 de Julho último, por razões técnicas, soube a ANGOP.

De acordo com a Secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa, a medida visa, essencialmente, proceder à afinação/calibragem de equipamentos periféricos do navio angolano, que se encontra no país desde 2018, proveniente da Roménia.

PORTO DO RECIFE RUMA À CIÊNCIA

Barco Ciências do Mar IV

O Porto do Recife recebeu a equipe de imprensa da Globo. A pauta foi sobre o barco Ciências do Mar IV, uma embarcação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que faz parte de um projecto de capacitação de pesquisadores em alto-mar.

A embarcação está atracada no Cais 6 do Porto do Recife pronta para ser usada por estudantes e professores. Nos próximos cinco anos, o ancoradouro será a casa do navio, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a UFPE.

ANGOLA

Formação biotecnológica pode alavancar economia azul

A secretária de Estado das Pescas, Esperança Costa, considerou, em Luanda, que as formações em biotecnológicas podem alavancar a economia azul e contribuir para o crescimento da economia nacional, tendo em conta a dinâmica actual.

CABO VERDE

ENAPOR realizou Semana Interna de Segurança e Saúde Ocupacional

A I Semana Interna de Segurança e Saúde Ocupacional da ENAPOR decorreu de 26 a 30 de Abril, abrangendo todas as estruturas da empresa.

No leque das actividades programadas foram realizadas palestras presenciais e virtuais sobre assuntos relacionados com a segurança e saúde no trabalho, simulacros de combate a incêndios e de primeiros socorros a vítimas de acidentes e sessões de ginástica no trabalho. Tratou-se também de uma oportunidade para reforçar a sensibilização dos colaboradores para os riscos da Covid-19 e a necessidade de cumprimento de todas as medidas contra a propagação da doença.

PODE SER MERA «VINGANÇA»

Um português descobriu que há polvos que socam peixes

Uma equipa de investigadores liderada pelo português Eduardo Sampaio observou vários polvos a socar violentamente os seus parceiros de caça através de um movimento rápido (e nada aleatório) realizado com um dos seus braços.

Em declarações ao ZAP, Eduardo Sampaio, doutorando da Universidade de Lisboa, referiu que em causa está um movimento violento e “altamente dirigido a um peixe específico”, o que evidencia que o comportamento observado é intencional.
“A este comportamento chamamos um “soco” ou “murro“, porque o movimento é extremamente similar a essa ação”, começou por explicar o investigador, cujo doutoramento se debruça sobre o comportamento social e cognição dos cefalópodes.

CABO VERDE

ENAPOR junta-se à Vivo Energy para assinalar Dia da Segurança

A Direcção do porto de Porto Novo, em parceria com a VIVO ENERGY e a empresa SILMAC realizaram uma formação sob o tema “Trabalhar em Segurança”, no âmbito do Safety Day da VIVO ENERGY.

Com foco na prevenção para evitar a ocorrência de incidentes, foram realizadas ainda aulas práticas de combate a incêndio e manuseio de extintores.

QUINTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO

Webinar «Novos combustíveis marítimos»

  Portos e Navios promove A 17 de setembro (quinta-feira), às 17h, o webinar "Novos combustíveis marítimos".
As transformações no transporte marítimo mundial são constantes e o desenvolvimento de novos combustíveis é motivo de atenção das empresas do setor. Os desafios para implantação de novos combustíveis para a navegação demandam inovação e tecnologia para motores de navios e embarcações.

PORTUGAL

VISITA DO CONSELHEIRO ECONÓMICO E CULTURAL DA EMBAIXADA DA COSTA DO MARFIM À ENIDH

No dia 21 de julho, o Conselheiro Económico e Cultural da Embaixada da Costa do Marfim em Lisboa, Marcellin N'DJOMON efetuou uma visita de trabalho à ENIDH. O visitante foi recebido pela Direção da Escola, tendo-se seguidamente realizado uma reunião de trabalho para análise da cooperação da ENIDH com a escola de formação marítima da Costa do Marfim. No final, efetuou-se a habitual visita aos laboratórios e simuladores da ENIDH.

BRASIL

Universidade do Mar em Paquetá

No Arquipélago de Paquetá e em Brocoió será instalada a futura Universidade do Mar, um Centro de Pesquisas Marinha e Oceanográfica da Baía de Guanabara.

O projeto foi elaborado e proposto em parceria pelo Movimento Baía Viva, a Morena (Associação de Moradores da Ilha de Paquetá) e a Faculdade de Oceanografia da UERJ que objetiva o desenvolvimento das áreas de Ensino, Pesquisa e de Extensão universitária, e encontra-se em análise no âmbito da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia (SECTI).

RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ capacita guardas portuários para uso de drones

O I Curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas (I COARP/GPORT), promovido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), capacitou 17 guardas portuários. O treinamento, organizado pela Superintendência da Guarda Portuária junto com a Gerência de Gestão de Carreiras da companhia, aconteceu entre os dias 03 e 07 de fevereiro, no Centro de Instrução e Treinamento da Guarda Portuária, em Itaguaí.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)