Início > EDUCARE

MINISTRADO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Curso «PLANEAMENTO E LOGÍSTICA PORTUÁRIA» cumpriu os objectivos

O Curso "Planeamento e Logística Portuária", organizado pelo CITTA - Centro de Investigação em Território, Transportes e Ambiente - e realizado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra nos dias 13 e 14 de março integra o plano de Actividades do NEDIN- Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da Universidade Federal Fluminense - UFF, denominado RETECUPI - Rede Temática de Cursos Profissionais de Curta Duração - que é uma rede em parceria com a América Latina e a Comunidade Econômica Europeia.

A 13 E 14 DE MARÇO, NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Curso «PLANEAMENTO E LOGÍSTICA PORTUÁRIA»

A 13 e 14 de Março, a Universidade de Coimbra promove o Curso "Planeamento e Logística Portuária", a ser ministrado por Adalmir José de Souza.
Divulgamos o programa, assim como breves notas curriculares do renomado especialista que o irá ministrar.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Membros das CIPAs da CDRJ participam de curso específico

Os novos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Itaguaí), eleitos pelos empregados e indicados do empregador, participaram do Curso de CIPA da Norma Regulamentadora 5 (NR-5), no período de 25 a 27 de fevereiro.
 

PORTO DE LEIXÕES, PORTUGAL

Plano de Formação da APDL para 2019 continua a apostar nos PALOP

Os planos de formação levados a cabo pela APDL têm impacto relevante nos portos dos PALOP´s, sendo várias as iniciativas de formação desenvolvidas pela empresa em vários portos internacionais, para além da participação de formandos desses portos no Centro de Formação da APDL, com destaque para os portos de Angola, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

De referir que estes países contam já com 1179 participações, ministrada tanto no Centro de Formação, como localmente. Algumas destas iniciativas foram concebidas à medida, por solicitação desses portos, casos dos cursos de Concessões Portuárias e de Gestão Portuária, entre vários outros.

ANGOLA

Aberto o Ano Formativo na Empresa Portuária de Cabinda

A Empresa Portuária de Cabinda-E.P já procedeu à abertura do ano formativo de 2019, visando dotar os seus quadros de melhores capacidades técnicas para o exercício diário das suas funções.
A formação durou quatro dias, tendo como pano de fundo o atendimento ao cliente, orientação a cargo da Empresa Zana Consultoria.

CABO VERDE

Universitários visitam a ENAPOR

No âmbito do programa "PORTO - COMUNIDADE" e enquadrado na Política de Comunicação da empresa, a ENAPOR recebeu a visita de um grupo de alunos do Curso de Gestão Comercial e Marketing, da Universidade de Cabo Verde.

A visita teve por objectivo dar a conhecer a empresa, o seu modelo de gestão e os seus serviços aos estudantes, apresentar a estrutura orgânica e o funcionamento da Direcção Comercial e Marketing e partilhar experiências com os formandos.

BRASIL

Porto do Itaqui abre Programa de Visitas para 2019

O agendamento para o Programa de Visitas do Porto do Itaqui em 2019 já pode ser feito pelo site www.portodoitaqui.ma.gov.br/. As visitas serão realizadas em dois turnos, pela manhã (das 9h às 11h) e tarde (das 14h às 16h), sempre às quartas-feiras, e o objetivo do programa é receber grupos interessados em conhecer os aspectos gerais e ver de perto um pouco da realidade do Porto do Itaqui, sua relação com a comunidade e a importância desse patrimônio para o desenvolvimento do Maranhão e de toda a sua área de influência.

BRASIL

Itajaí recebeu número expressivo de universitários em visitas técnicas no 2.º Semestre de 2018

A Superintendência do Porto de Itajaí manteve seu quadro de atendimentos por meio de visitas técnicas neste segundo semestre de 2018, recebendo 533 estudantes universitários de diversas cidades do país.

Entre o período de 180 dias corridos (julho a dezembro), a Autoridade Portuária recebeu acadêmicos de mais quatro estados, além de Santa Catarina. Desta vez, uma turma veio diretamente da Colômbia.

ITAJAÍ, BRASIL

CONPORTOS realizou cursos de capacitação para servidores portuários

A CONPORTOS - Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, realizou cursos de capacitação para servidores portuários. Itajaí foi a cidade escolhida para a realização de cursos em segurança portuária. Palestras e visitas em portos estiveram no roteiro de atividades.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Docas do Rio promove acção de prevenção de acidentes do trabalho

Teve início terça-feira, dia 27, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O evento, que decorre até hoje, dia 29, no auditório do Porto do Rio de Janeiro, tem o objcetivo de promover conhecimento e consciencializar os empregados sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Levantamentos hidrográficos: classificação e factores para a qualidade

Nas operações portuárias, o conhecimento das profundidades dos canais de acesso, áreas de manobra, fundeio e berços de atracação é fundamental para garantir que a folga abaixo da quilha (FAQ) é verdadeira para um determinado calado e, consequentemente, garantir a segurança à navegação. Neste sentido, a obtenção de levantamentos hidrográficos de qualidade é essencial para que as profundidades medidas possam ser registradas nas cartas náuticas, permitindo sua atualização.

BRASIL

Estudo sugere mais directores na Antaq e descentralização da gestão dos portos

Os principais obstáculos detectados pelo estudo para a eficiência das operações portuárias são: a ausência de competição entre os portos, a captura da agência reguladora – que gera normas irracionais e obstrui a ação da autoridade antitruste – e a centralização do processo decisório no Governo Federal. “Das três distorções, a única que não seria possível corrigir a curto prazo seria a primeira, mas cujos efeitos reversos poderiam ser coibidos”, destaca o texto.

PORTO DO RECIFE, BRASIL

Segurança no cais: palestra de capacitação

Com o objetivo de capacitar os funcionários, o Porto do Recife realizou um treinamento sobre segurança. O encontro ocorreu na área do auditório e contou com o palestrante Maximiliano Freitas, oceanógrafo mestre em Ciências Ambientais. Na palestra, as questões discutidas relacionaram-se ao cais e aos possíveis acidentes que a área pode abrigar. Isso inclui problemas com a segurança dos trabalhadores, ocorrência entre navios, vazamento de substâncias químicas para o meio ambiente e vários outros.

ISCIA, AVEIRO | PORTUGAL

Pós-Graduação em Direito Marítimo | 4.ª edição

No âmbito das actividades do DETMAR - Departamento de Tecnologias Marítimas, o ISCIA vai realizar a 4.ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Direito Marítimo.
Como nas anteriores edições, o curso será coordenado pelos Prof. Eduardo Martins e Duarte Lynce Faria, contando com um corpo docente altamente qualificado e muito vocacionado para a abordagem de aspectos práticos e aplicacionais do direito marítimo e portuário.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Guarda Portuária faz curso especial para conduzir pequenas embarcações

A Guarda Portuária do Rio de Janeiro acaba de receber da Marinha do Brasil certificados de conclusão do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. Com a certificação, os cinco guardas participantes estão habilitados a tripular pequenas embarcações de até oito metros de comprimento. O curso foi ministrado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e realizado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador.

A Companhia Docas do Rio de Janeiro, como Autoridade Portuária integrante dos órgãos previstos no Código Internacional de Segurança Portuária (ISPS CODE), é responsável por realizar, através da Guarda Portuária, o patrulhamento marítimo nas áreas de acesso aquaviário ao porto, como canais, bacias de evolução e áreas de fundeio. Com a parceria firmada entre a CDRJ e a Marinha do Brasil já há previsão de um segundo curso a ser realizado na segunda quinzena do mês de novembro deste ano.

PORTUGAL

DGRM ministrou uma formação a inspectores de pesca de São Tomé e Príncipe

No quadro da cooperação bilateral entre Portugal e São Tomé e Príncipe, a Direcção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) ministrou uma formação a inspetores das pescas daquele país, numa acção que decorreu durante três semanas no território português.

SANTOS, BRASIL

Leis e custos inviabilizam terminal automatizado no Porto

Determinar as medidas necessárias para automatizar as operações nos terminais de contêineres no Porto de Santos. Este é o tema de uma pesquisa desenvolvida por três alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos. Para isso, eles compararam instalações automatizadas em complexos internacionais com a realidade do cais santista e constataram que a proposta, atualmente, é “inviável”.

SÃO PAULO, BRASIL

Internet das Coisas para Logística em debate

A Noruega cada vez mais investe no Brasil e a Tecnologia é uma das áreas de interesse. Há três anos, a agência do governo norueguês para fomentar a inovação e desenvolvimento de indústrias norueguesas pelo mundo, a Innovation Norway, promoverá este ano, dentro da São Paulo Tech Week, o Norway Tech Day para promover a troca de experiências, cooperação e negócios entre os dois países.

BRASIL

Portogente realiza workshop sobre redução de custos na logística e em portos

O Portogente realiza, no dia 5 de setembro, o workshop "Gerenciando os riscos e custos na logística - Transporte marítimo e portos", que será ministrado pelo advogado Osvaldo Agripino em São Paulo. Serão tratados temas como verticalização, omissão de porto, RN 18/2017 da Antaq, demurrage e detention, entre outros.

SANTO ANTÃO, CABO VERDE

Secretário de Estado da Economia Marítima diz que Governo vai apostar na formação de agentes do sector das pescas

O Secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, disse, em Santo Antão, que “o Governo vai apostar na formação de agentes do sector das pescas” como forma de colmatar uma necessidade sentida pelos operadores do sector.

Paulo Veiga, que falava à Inforpress no final de um encontro com operadores de pesca da localidade de Janela, no concelho do Paul, explicou que para se ter um navio de 14 metros é exigida uma tripulação que integre um mestre, um maquinista e pescadores com certificados de marinheiro.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)