Início > Biblos

MANUEL CORREIA DE BARROS

A Segurança no Golfo da Guiné: Uma Visão Marítima Angolana

Por muito que em África não se sinta, se despreze ou se tente esconder a importância do Oceano Atlântico, para a vida actual e futura dos países africanos, a realidade é completamente diferente. As suas potencialidades, os perigos e as dificuldades devem ser conhecidos, enfrentados e vencidos. “No seguimento de várias iniciativas nacionais, regionais e internacionais, a quantidade de informação disponível sobre os oceanos e as zonas costeiras de África aumentou nestes últimos anos. [...] Mas falta ainda muito para gerar dados e informações em quantidade suficiente, e para analisar estes dados e preparar os produtos necessários a uma gestão integrada e durável do ambiente e dos recursos marinhos e costeiros”.

A Estratégia Marítima Integrada de África 2050 | Uma nova dimensão para a Segurança Marítima Africana

Os oceanos, mares e as águas lagunares ou afluentes interiores da África estão atualmente sob uma enorme pressão social, política e económica, pois constituem fonte de subsistência para muitos milhões de africanos e são um recurso vital para muitos milhares. Ao longo dos tempos, muitos agregados familiares vêm exercendo atividades económicas e comerciais no, agora, designado “Domínio Marítimo de África” (DMA), constituindo importante fonte de recursos para a economia local, regional e com reflexos na economia global.

Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP

Sugestão de leitura: "Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP", artigo da autoria de Armando Jorge Pereira Lourenço, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia

Sugestão de leitura: "A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia", artigo da autoria de Luís Manuel Brás Bernardino, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

CABO VERDE

Maior livraria flutuante do Mundo está no Porto da Praia

O navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, encontra-se atracado no Porto da Praia, onde espera receber 20 mil visitas, durante seis dias. De Santiago, o Logos Hope zarpa para São Vicente onde fará uma escala de 10 a 13 deste mês. No porto do Mindelo espera receber 10 mil visitas, nos quatro dias de escala.

Esta é a primeira vez que o Logos Hope atraca em portos de Cabo Verde, 16 anos após o Logos II, o navio-irmão, ter feito escala no arquipélago.

BRASIL

Newsletter da ABEPH

Já se encontra disponível a newsletter n.º3 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO

Maior livraria flutuante do mundo faz escala em Cabo Verde

O Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, faz escala nos dois principais portos de Cabo Verde em Novembro, para compartilhar as suas histórias e vender livros dos mais variados temas a preços acessíveis. Segundo informação disponibilizada no site oficial, o navio chega a Cabo Verde no dia 1 de novembro para fazer uma escala de nove dias no Porto da Praia.

2.ª edição do Guia para investir nos PALOP

No âmbito da celebração do 7.º aniversário do Legis-PALOP foi lançada a 2.ª edição do Guia para investir nos PALOP. Introduzem-se alterações resultantes da produção legislativa ocorrida nos PALOP desde julho de 2013, data da 1.ª Edição, até 31 de março de 2016, mantendo-se a estrutura inicial do Guia, composta por nove capítulos.

O Conselho da Diáspora na «PortugalGlobal»

O Conselho da Diáspora Portuguesa está em destaque na edição de março de 2016 da revista 'PortugalGlobal' da Aicep Portugal Global sobre o tema «O Empreendedorismo da Diáspora Portuguesa».
Filipe de Botton, em entrevista, salienta o relevante crescimento, em poucos anos da Rede de Conselheiros, cuja área de influência abrange diversas geografias e vários sectores de actividade.

Obras de Direito Marítimo

A Editora Almedina, em colaboração com o “Centro de Direito Marítimo e dos Transportes” da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de 2005 a esta parte tem vindo a editar um conjunto de interessantes obras relativas ao Direito Marítimo e da Logística dos Transportes.

CPLP em números - 2015

Na VI Conferência Estatística da CPLP-Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Díli, de 8 a 10 de junho de 2015, foi aprovada por unanimidade a edição de uma brochura bilingue (português e inglês), de periodicidade bienal, intitulada “CPLP em Números”, tendo em vista disponibilizar indicadores relevantes relativos aos países lusófonos, procurando, deste modo, traçar o seu retrato demográfico e socioeconómico.

BRASIL

Portuários santistas lançam livro sobre o papel dos ship planners na logística

Está sendo lançado pela editora Comunicar o livro “Ship Planner – Planejamento Operacional”. Escrito por portuários do porto de Santos, a obra detalha as funções do planejador de navio ou ship planner. Dividida em nove capítulos, a publicação é dedicada aos trabalhadores do setor portuário e aos interessados em ampliar os conhecimentos de gestão dos portos.

Transportes em Revista distribuída em Angola

A Transportes em Revista (TR) passou a ser distribuída já este mês em território angolano. A distribuição está a cargo de um parceiro local, especializado na gestão de assinaturas de revistas nacionais e internacionais. Ao marcar presença em Angola, a TR pretende alargar o seu público-alvo e assim entrar num sector que está em claro crescimento.

Directório de empresas exportadoras portuguesas em quatro línguas

A AEP - Associação Empresarial de Portugal tem disponível versões em Russo e Mandarim da mais recente edição do seu Diretório de empresas exportadoras portuguesas, agora disponível em quatro idiomas, que os seus promotores pretendem afirmar como um “agregador multissectorial para a internacionalização”.

LIVRO

Fotos de embarcações típicas e raras do Brasil

O Brasil é dono de uma das maiores diversidades de embarcações do mundo, mesmo após boa parte delas desaparecerem com o tempo. Carpinteiros navais, com suas mãos habilidosas, ainda são os principais responsáveis por não deixar esse patrimônio cultural sumir.

PORTUGAL

Site da Universidade de Aveiro permite ler na net mais de 2500 livros sobre África e Oriente

A Universidade de Aveiro, através do projeto “Memória de África e do Oriente”, tem já online mais de 2500 obras, referentes à história dos países de Língua Portuguesa, durante a administração colonial.

Investir em mercados emergentes

China já está entre os 10 países para onde Portugal mais exporta |Conheça os 10 mercados com maior potencial para as empresas portuguesas | Os negócios das empresas dos PSI 20 nos mercados emergentes | 11 casos de sucesso de empresas que não tiveram medo de arriscar.

A Força Feminina nos Portos

A força feminina nos portos é o destaque da edição n.º 91 da revista brasileira "Conexão Marítima":a rotina nos portos brasileiros vem ficando cada vez mais charmosa nos últimos anos. Mulheres superam preconceito ao conquistar reconhecimento no mercado de trabalho.

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ, BRASIL

Consulte os boletins informativos da empresa

A Companhia Docas do Pará disponibiliza, no seu portal, os boletins informativos que edita com regularidade. As edições podem ser consultadas online e também descarregadas em pdf. São três dezenas de informativos à sua disponibilidade, desde Dezembro de 2008.

LIVRO DE GONÇALO M. TAVARES

Uma Viagem à Índia

O autor de “Uma Viagem à Índia”, Gonçalo M. Tavares, conta que a ideia desta obra “partiu da ideia de responsabilidade em relação ao passado”. Acrescentando que, para si, “o que diferencia o homem e o bicho é esta capacidade de memória das gerações anteriores". "Esta ideia de conservar a memória”, precisou.
Admitiu a “aproximação amorosa” em relação a 'Os Lusíadas' e acrescenta que deseja “deixar sinais para gerações futuras”.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012