Início > Biblos

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Olhos nos ombros e a boca curvada como a ferradura de um cavalo

Na seguinte passagem das Viagens, Mandeville disserta sobre 54 ilhas, cada uma com “gentes de diversas condições”:
Em uma delas há gentes de enorme estatura como gigantes, que são horrorosas à vista. (...) Em outra ilha, a sul, vivem também pessoas de feia constituição e má índole. Não têm cabeça, possuem os olhos nos ombros e a boca curvada como a ferradura de um cavalo, situada no meio do peito.

SUGESTÃO DE LEITURA

Monstros marinhos, ou a história ignorada dos Descobrimentos

Eram marinheiros, missionários, exploradores ao serviço da coroa portuguesa, mas os "monstros marinhos" e prodígios da natureza que viram no Atlântico e no Novo Mundo marcaram-nos. Muitos deles foram os primeiros a descrever animais e plantas que só muito mais tarde viriam a ser "descobertos" pelos naturalistas de Oitocentos. Mas esses relatos, do século XV ao XVIII, escritos na maioria em português e em muitos casos nunca publicados, quase não chegaram ao conhecimento dos intelectuais europeus da época. E assim permaneceram até hoje.

É essa proto-história das ciências naturalistas em português que a bióloga e historiadora Cristina Brito está a redescobrir, em relatos antigos de monstros marinhos, sereias, manatins e outros prodígios, que foi desencantar nos arquivos e quer dar a conhecer ao público e aos outros investigadores.

SUGESTÃO DE LEITURA

A Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia

Este livro, baseado na série Histórias da Ciência divulgada no PÚBLICO em 2018, procura despertar o interesse de toda a gente para aspectos da história da ciência normalmente ausentes da literatura especializada. Uma característica partilhada pela maioria dos episódios aqui contados é referirem-se a actividades praticadas por pessoas anónimas ou pouco conhecidas, por vezes até iletradas, em áreas tão diversas como a navegação, a cartografia, a medicina e a história natural.

SUGESTÃO DE LEITURA

História da Cartografia Portuguesa

Este livro abre uma nova época nos estudos da História da Cartografia Portuguesa. Revisitando um conhecido universo de fontes cartográficas, o da representação do País e dos vários territórios tocados pela expansão portuguesa entre os séculos XV e XVII, esta é uma obra de geógrafos, que procura apresentar uma visão menos nacionalista do que a proposta pela historiografia tradicional.

LIVRO DE 1928

CAMINHO DE FERRO DE BENGUELA - LOBITO - A mais curta estrada para a África Central

Livro de apresentação do CFB (Caminho de Ferro de Benguela) e do território que o mesmo percorre, nomeadamente desde o Lobito à fronteira zâmbiana. Com realce para as condições técnicas e de equipamentos da altura e da importância económica para a zona de África que o mesmo servia. Com extraordinárias fotografias e bonitas ilustrações.

Uma raridade com mais de cem anos.

XI CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, 2019

Os Caminhos da Eficiência nos Portos (Angola e SADC) | Livro de Domingos Fortes

No XI Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Fevereiro de 2019, em Maputo, Moçambique, houve oportunidade para uma breve referência ao lançamento do livro “Os Caminhos da Eficiência nos Portos (Angola e SADC)”, da autoria de Domingos Fortes, quadro que tem acompanhado a APLOP desde a sua fundação.
 

MOÇAMBIQUE

Relatório e contas dos CFM em 2017

Conheça ao detalhe as Realizações, resultados económicos e financeiros dos CFM em 2017. O Relatório encontra-se disponível online.

MOÇAMBIQUE

Livro de Tarifas dos Portos e Terminais Oceânicos do CFM para 2019

A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – E.P. (CFM), disponibiliza online a versão do Livro de Tarifas dos Portos e Terminais Oceânicos que deverá vigorar em todo o exercício económico de 2019, com efeitos a partir de 1 de Abril.

LIVRO LANÇADO EM SÃO PAULO, BRASIL

O Valor do Mar | Uma Visão Integrada dos Recursos do Oceano do Brasil

No dia 5 de Dezembro, na Livraria Cultura, em S. Paulo, no Brasil, foi apresentado, pelos autores Rogerio Ruschel (Essential Idea Editora), André Beirão (Marinha do Brasil) e Miguel Marques (PwC), o livro ”O Valor do Mar – Uma Visão Integrada dos Recursos do Oceano do Brasil”, obra lançada pela Essential Idea Editora, retratando a situação do mar no Brasil, em atividades como portos e logística, transportes, indústria naval, energia, petróleo e gás, pesca e aquicultura e meio ambiente e evidencia a relevância do mar (e dos rios) na cultura brasileira como fonte de lendas e tradições, na culinária, desportos, turismo e no nosso quotidiano.

ALMA DE PORTUÁRIO

Livro regista a História do Porto de Vitória, no Brasil

A História do Porto de Vitória e o desenvolvimento da atividade portuária na costa capixaba são temas do livro Alma de Portuário, uma publicação da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA). A edição com 1.000 exemplares ficou pronta e ainda não tem data de lançamento. Com 300 páginas e inúmeras fotos (algumas preciosidades), a obra foi escrita pelo funcionário da CODESA, jornalista e escritor José Carlos Mattedi.

Profissionais do sector portuário indicam livros para este Natal

2018 promete um cenário mais positivo no Porto de Santos do que o enfrentado neste, mas ainda haverá vários desafios a serem superados. A busca por uma maior eficiência e pela redução de custos continuará como prioridade, ao lado do desenvolvimento de novos negócios e de soluções logísticas para otimizar as atividades de transporte.

Para atingir essas metas, novos conhecimentos são estratégicos. E eles podem ser encontrados nos livros apresentados nesta reportagem. Essas edições, nacionais ou estrangeiras, são sugeridas por lideranças empresariais, especialistas e autoridades do complexo marítimo, que procuraram identificar qual o conhecimento que deve ser adquirido para melhor enfrentar os obstáculos do novo ano e, claro, vencê-los.

MANUEL CORREIA DE BARROS

A Segurança no Golfo da Guiné: Uma Visão Marítima Angolana

Por muito que em África não se sinta, se despreze ou se tente esconder a importância do Oceano Atlântico, para a vida actual e futura dos países africanos, a realidade é completamente diferente. As suas potencialidades, os perigos e as dificuldades devem ser conhecidos, enfrentados e vencidos. “No seguimento de várias iniciativas nacionais, regionais e internacionais, a quantidade de informação disponível sobre os oceanos e as zonas costeiras de África aumentou nestes últimos anos. [...] Mas falta ainda muito para gerar dados e informações em quantidade suficiente, e para analisar estes dados e preparar os produtos necessários a uma gestão integrada e durável do ambiente e dos recursos marinhos e costeiros”.

A Estratégia Marítima Integrada de África 2050 | Uma nova dimensão para a Segurança Marítima Africana

Os oceanos, mares e as águas lagunares ou afluentes interiores da África estão atualmente sob uma enorme pressão social, política e económica, pois constituem fonte de subsistência para muitos milhões de africanos e são um recurso vital para muitos milhares. Ao longo dos tempos, muitos agregados familiares vêm exercendo atividades económicas e comerciais no, agora, designado “Domínio Marítimo de África” (DMA), constituindo importante fonte de recursos para a economia local, regional e com reflexos na economia global.

Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP

Sugestão de leitura: "Dimensão Marítima da Segurança no Atlântico: Desafios e Oportunidades para os Países da CPLP", artigo da autoria de Armando Jorge Pereira Lourenço, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia

Sugestão de leitura: "A Segurança Marítima no Seio da CPLP: Contributos para uma Estratégia nos Mares da Lusofonia", artigo da autoria de Luís Manuel Brás Bernardino, publicado na revista "idn nação e defesa" , n.º 128, do Instituto de Defesa Nacional (Portugal).

CABO VERDE

Maior livraria flutuante do Mundo está no Porto da Praia

O navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, encontra-se atracado no Porto da Praia, onde espera receber 20 mil visitas, durante seis dias. De Santiago, o Logos Hope zarpa para São Vicente onde fará uma escala de 10 a 13 deste mês. No porto do Mindelo espera receber 10 mil visitas, nos quatro dias de escala.

Esta é a primeira vez que o Logos Hope atraca em portos de Cabo Verde, 16 anos após o Logos II, o navio-irmão, ter feito escala no arquipélago.

BRASIL

Newsletter da ABEPH

Já se encontra disponível a newsletter n.º3 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). A actualidade portuária brasileira em revista.

DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO

Maior livraria flutuante do mundo faz escala em Cabo Verde

O Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, faz escala nos dois principais portos de Cabo Verde em Novembro, para compartilhar as suas histórias e vender livros dos mais variados temas a preços acessíveis. Segundo informação disponibilizada no site oficial, o navio chega a Cabo Verde no dia 1 de novembro para fazer uma escala de nove dias no Porto da Praia.

2.ª edição do Guia para investir nos PALOP

No âmbito da celebração do 7.º aniversário do Legis-PALOP foi lançada a 2.ª edição do Guia para investir nos PALOP. Introduzem-se alterações resultantes da produção legislativa ocorrida nos PALOP desde julho de 2013, data da 1.ª Edição, até 31 de março de 2016, mantendo-se a estrutura inicial do Guia, composta por nove capítulos.

O Conselho da Diáspora na «PortugalGlobal»

O Conselho da Diáspora Portuguesa está em destaque na edição de março de 2016 da revista 'PortugalGlobal' da Aicep Portugal Global sobre o tema «O Empreendedorismo da Diáspora Portuguesa».
Filipe de Botton, em entrevista, salienta o relevante crescimento, em poucos anos da Rede de Conselheiros, cuja área de influência abrange diversas geografias e vários sectores de actividade.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família