Início > Angola

ANGOLA

Corredor do Lobito pode tornar-se mais competitivo

Os integrantes da cadeia logística do Corredor do Lobito trabalham na criação de um representante para identificação de mecanismos com vista a tornar o processo de transporte de mercadorias mais fluido.

O novo órgão vai permitir a desburocratização dos procedimentos de carga em trânsito, por forma a reduzir o tempo de passagem pelo referido corredor.

ANGOLA

DP World ganha concessão do Terminal de Multiusos do Porto de Luanda

A DP World, uma das maiores referências globais na operação de terminais portuários, saiu vencedora do concurso público de concessões do Terminal Multiuso do Porto de Luanda, com um plano de investimento de 190 milhões de dólares para o período 2020/2040.

Os resultados foram tornados públicos no dia 10 de Novembro, pela Comissão de Avaliação criada pelo Ministério dos Transportes, após o lançamento do curso internacional, a 16 de Dezembro de 2019. Por via desta concessão, o Executivo angolano pretende fomentar o desenvolvimento e melhoria da eficiência da actividade portuária, através da escolha deste operador privado – um dos líderes no sector.

ANGOLA

Ratificado acordo da zona africana de comércio livre

Angola depositou, no dia 5, a ratificação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), acto ocorrido na Comissão da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia, sede da União Africana.

De acordo com uma nota da Embaixada angolana em Addis Abeba, procedeu ao depósito do instrumento legal o representante permanente de Angola junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Francisco José da Cruz, também embaixador de Angola na Etiópia.

ANGOLA

Estado formula estratégia de aproveitamento do mar

A Direcção Nacional para os Assuntos do Mar projecta a formulação de uma estratégia de aproveitamento dos recursos e a concepção do ordenamento marinho do país, anunciou, em Luanda, a secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa.

A responsável, que falava durante um seminário consagrado ao "Levantamento das espécies marinhas vulneráveis ao longo da costa angolana”, avançou que a elaboração da estratégia consiste, em parte, na obtenção de uma listagem da biodiversidade marinha das águas territoriais angolanas, bem como das espécies e ecossistemas vulneráveis.

ANGOLA

Ministros zambianos avaliam Corredor do Lobito

Os ministros zambianos dos Transportes e da Habitação e Desenvolvimento de Infra-estruturas, Lole Kafwaya e Vicente Mwala, avaliaram o grau de operacionalidade do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e do Porto do Lobito.

Durante as visitas, os dois governantes receberam informações sobre o funcionamento das instituições, que fazem parte do Corredor do Lobito, com destaque aos dados relativos aos volumes de mercadorias movimentadas mos últimos meses.

ANGOLA

Bélgica pretende investir no sector portuário

O Reino da Bélgica está interessado em incrementar laços e formas de cooperação entre instituições de investigação universitária com Angola, bem como nos sectores portuário, diamantífero e agro-pecuário. A intenção foi manifestada no Lubango pelo embaixador da Bélgica no país, Josef Smets, após encontro com o governador da Huíla, Luís Nunes.

O diplomata afirmou que o seu país pretende notabilizar a sua presença na exploração de diamantes, modernização de portos, além de adoptar mecanismos para desenvolver a agro-pecuária em Angola.

ANGOLA

Cooperativas recebem embarcações de pesca no Nzeto

Dez embarcações de pesca artesanal, acopladas com os respectivos motores à popa e outros artefactos, foram entregues a igual número de cooperativas do município do Nzeto, província do Zaire, pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

A entrega desses meios, que incluiu também redes de pesca, coletes salva-vidas e bóias, entre outros equipamentos, enquadra-se no programa do fomento da actividade pesqueira e de auto-emprego implementado pelo Executivo angolano.

ANGOLA

Licenciadas cinco embarcações pesqueiras no Cuanza Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas licenciou cinco novas embarcações do tipo semi-industrial e industrial pertencentes ao complexo pesqueiro Wang Festão - KP, na cidade do Porto Amboim, província do Cuanza Sul.

A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração do referido complexo pesqueiro, Cardoso Pereira, adiantando que a instituição que dirige aguardava, desde 2018, pela concessão das licenças.

ANGOLA

Caminho de Ferro de Luanda terá ligação à República Democrática do Congo

O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) poderá estender a sua linha férrea até a fronteira com a RD Congo, na localidade de Kananga, construção a ser feita no âmbito das Parcerias Público-Privadas (PPPs), cujo Plano Operacional em estruturação vai até Dezembro de 2021.

Portos devem servir para transbordo de mercadorias em África

O Ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, revelou ser pretensão do governo fazer dos portos angolanos verdadeiras plataformas logísticas regionais para o transbordo de mercadorias africanas.

Segundo Ricardo de Abreu, hoje a actividade dos portos nacionais está mais virada para a importação e exportação de bens, quando deviam servir de plataformas logísticas nacionais e regionais, articulados com o caminho de ferro de Benguela.

Angola sem incidentes marítimos

 O Instituto Marítimo e Portuário de Angola (Impa) está sem registos de qualquer acidente no espaço marítimo de Angola, nos últimos anos, considerando segura a navegação nas águas nacionais.

Não obstante a estabilidade registada no mar, o técnico sénior da Impa, Mário Mata defende a implementação de projectos para a melhoria das condições de ajuda na segurança a navegação na costa, portos, baias e arredores das instalações portuárias do País, assim como rios e lagoas.

Angola vai abrir concurso para concessão do corredor ferroviário do Lobito

 O Governo angolano vai abrir concurso para a concessão do Corredor do Lobito, um corredor ferroviário para tráfego internacional de mercadorias com início no Porto do Lobito  e que atravessa o país até à fronteira leste com a República Democrática do Congo e Zâmbia.

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PROVINCIAL DE PESCAS DO NAMIBE, JORGE HILÁRIO DE SOUSA:

Há evidências de que se está apanhar o carapau miúdo

O presidente da Associação Provincial de Pescas do Namibe, Jorge Hilário de Sousa, lembra que em Junho, Julho e Agosto não se pesca o carapau por força do defeso biológico e que acha correcto. É de opinião de que em Setembro, com a abertura da pesca do carapau, se possa actuar no período do levantamento, pois a medida de proibição visa apenas a recuperação desta espécie muito comercial.

ANGOLA

Secil na cabotagem com barcos da extinta TMA

A Secil Marítima, a companhia de navegação de bandeira, recebeu quatro catamarãs que serviam a extinta TMA Express, para iniciar um serviço de cabotagem destinado a ligar o Soyo e Cabinda.

As embarcações, denominadas Luanda, Macôco, Cacuaco e Panguila, “vão ajudar a cabotagem no Norte de Angola, tendo em conta a descontinuidade geográfica entre a província de Cabinda e o resto do país”, lê-se na nota divulgada. A fonte acrescenta que, para complemento ao projecto, estão a ser construídos terminais de apoio ao transporte marítimo de passageiros nos municípios de Cabinda e Soyo.

ANGOLA

Entidades marítimas devem cooperar mais

As diversas entidades do sector marítimo do país (Porto, Capitania, Ambiente e Pescas) devem trabalhar em conjunto para encontrar um denominador aos problemas comuns, defende a técnica da área de contencioso da Empresa Portuária do Lobito, Mara Neto.

Falando num seminário sobre conflitos entre embarcações estrangeiras e o Porto, que decorreu naquela empresa durante quatro dias, Mara Neto afirmou existirem muitos problemas no sector marítimo, por falta de algum entendimento entre estas entidades. Apontou como causa a falta de uma autoridade marítima que deveria responsabilizar-se pelas actividades dentro das duzentas milhas, ficando o resto por conta da Marinha de Guerra, como se faz noutros países.

Angola pode ser a 4.ª maior economia de África

Angola poderá tornar-se, até 2050, a quarta maior economia de África, conforme projecções do Instituto de Estudos e Segurança (ISS), sediado em Pretória, África do Sul.

Segundo um relatório desse órgão, o país terá, até ao período em causa, um PIB nominal de USD 994 mil milhões, atrás da Nigéria, da África do Sul e Egipto. O estudo aponta que Angola deve ultrapassar Marrocos e a Argélia, caso supere desafios ligados à boa governação, acesso a infra-estruturas de qualidade, educação e cuidados primários de saúde.

ANGOLA

Porto de Luanda revela recuo de 17%

O volume de produção do Porto de Luanda caiu 17% no primeiro semestre, para 3,036 milhões de toneladas de carga diversa, contra 3,668 milhões no mesmo período de 2019, de acordo com dados obtidos pelo Jornal de Angola.
A queda da produção portuária foi mais acentuada nos meses de Abril e Junho, altura em que se registou uma quebra de 40 e 24 por cento, respectivamente, e que coincide com o período em que começou a ser notificado o aumento de número de casos de Covid-19 em Angola.
 

ANGOLA

Portos de Luanda e do Soyo cobrem 70% do movimento de cargas importadas

Os portos movimentaram 2.403.279 toneladas entre Março e Junho últimos, um acumulado de 472 embarcações e o envolvimento de 13.535 pessoas, segundo um relatório de balanço do Ministério dos Transportes.

EGIPTO PRAIA, ANGOLA

Pesca artesanal ressente-se de erros do passado

A pesca artesanal no Egipto Praia, província de Benguela, está a sofrer as consequências de erros do passado, em que barcos industriais estrangeiros capturavam descontroladamente os recursos marinhos, considera o administrador comunal, José Faria.

Estes barcos, disse, entravam dentro das quatro milhas permitidas por lei aos pescadores artesanais, arrastando grandes quantidades de pescado de várias espécies, beneficiando da quase inexistente fiscalização marítima que se fazia sentir na altura.

ANGOLA

Comuna da Luvemba aposta na comercialização de peixe

O projecto de aquicultura, denominado por Cañogoma, da comuna da Luvemba, município do Bailundo (Huambo), pretende passar, no presente ano, para a fase de comercialização de peixe, no quadro do reforço da capacidade de fornecimento do produto à população.

O facto foi avançado em declarações à ANGOP por um dos responsáveis do projecto em curso desde 2016, Elias Tchipopiakulo, que referiu, na ocasião, que a pretensão é motivada pelos elevados níveis de produção alcançados até ao momento.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012