Início > Angola

Apresentado projecto do terminal Integrado da Barra do Dande

O Projecto do Terminal de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande e Zona Franca (TDIBD-ZF), que visa a criação de reservas estratégicas nacionais, foi apresentado, em Caxito, aos membros do Conselho de Concertação e Auscultação Social da província do Bengo e representantes de partidos políticos.

LUANDA, ANGOLA

FILDA remarcada para Novembro

A Feira Internacional de Luanda (Filda) foi reagendada para os dias 16 a 20 de novembro, coincidindo com as comemorações dos 46 anos de independência de Angola, informou a organização numa nota enviada aos empresários.

A 36.ª edição deste certame, que não chegou a realizar-se em 2020 devido à pandemia de covid-19, estava prevista para os dias 28 de setembro a 02 de outubro, mas a organização decidiu adiar a data, sob recomendação das autoridades angolanas, por se tratar de um evento internacional e para possibilitar uma maior adesão de empresas e visitantes estrangeiros, face à abertura gradual da economia, lê-se na nota a que a Lusa teve acesso.

ANGOLA

Decréscimo da biomassa afecta sector pesqueiro no Cuanza Sul

O decréscimo da biomassa está a provocar a redução da captura de pescado na província do Cuanza Sul, com um registo actual de 15 mil toneladas por ano, soube a Angop.
Entre a década de 80 e o ano 2000, a pesca marítima registava uma média de captura anual de 300 mil/ano, no Cuanza Sul.

LOBITO, ANGOLA

Alargado até fim de Setembro prazo do concurso para gestão do terminal polivalente

A comissão de avaliação do concurso público internacional para a gestão do Porto do Lobito informa que, sob autorização do Ministério dos Transportes angolano, alargou a data-limite para a entrega das propostas até ao dia 30 Setembro, «por solicitação dos concorrentes visando melhorarem o conteúdo das suas propostas».

ANGOLA

Refinaria do Lobito já tem algumas infra-estruturas erguidas

As infra-estruturas criadas pela Sonangol na Refinaria de Lobito, província de Benguela, vão facilitar o trabalho do futuro investidor e reduzir o tempo de implementação do projecto, segundo o seu coordenador Gilmaro Correia.

Durante a apresentação do actual estado da refinaria, na altura do lançamento do concurso público, o coordenador do projecto afirmou que o investidor vai encontrar as condições criadas para colocar as bases das unidades e montar a refinaria.

ANGOLA

Embarcações de passageiros iniciam viagens entre Cabinda e Soyo este ano

A Secil Marítima S.A prevê iniciar o transporte comercial de passageiros, entre as cidades de Cabinda e do Soyo, a partir do último trimestre do corrente ano, revelou o presidente interino do Conselho de Administração (PCA) da instituição, João Martins.

ANGOLA

África Finance Corporation investe no Terminal Oceânico da Barra do Dande

A África Finance Corporation (AFC) vai investir em vários projectos em Angola, entre os quais, na conclusão do Terminal Oceânico da Barra do Dande, na província do Bengo, revelou o director-adjunto da AFC, Ini Urua.

Secretária de Estado das Pescas de Angola visitou Portugal

A Secretária de Estado das Pescas de Angola, Esperança Eduardo da Costa, foi recebida pela homóloga nacional Teresa Coelho, tendo sido abordadas as perspetivas de maior cooperação em várias áreas relacionadas com o mar, a que se seguiu um conjunto de visitas a instituições e empresas relacionadas com as pescas em Lisboa, Nazaré e Peniche.

A DGRM, através do seu Diretor-Geral, José Simão, em conjunto com representantes do IPMA e da Docapesca, integrou a receção à comitiva de Angola, tendo acompanhado as visitas a empresas da fileira do pescado, construção naval, polos de investigação e indústrias associadas.

ANGOLA

Candidaturas para concessão do Terminal Polivalente do Lobito abertas até 16 de Agosto

Continua a decorrer, até ao dia 16 de Agosto, a fase de candidaturas ao Concurso Público Internacional para adjudicar a concessão do Terminal Polivalente de Contentores e de Carga Geral do Porto do Lobito, com um prazo de execução de 20 anos.

Angola quer rede nacional de plataformas logísticas

O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, considera crucial o segmento da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), no país, para aproximar os centros de produção aos mercados de consumidores.

De acordo com o governante, o compromisso do Executivo angolano, ao criar a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), manifesta o interesse de acelerar e implementar as plataformas logísticas já reflectidas em documento jurídico.

ANGOLA

Porto de Luanda tem condições de descarga de mercadorias em big bag

O Porto de Luanda tem capacidade logística para descarregar mercadorias a granel e em embalagens big bags(embalagens grandes), tendo em conta as novas medidas previstas no Decreto Executivo 63/21, de 17 de Março, em vigor desde o dia 15 de Junho deste ano.

O Decreto Executivo impõe o empacotamento e/ou embalamento, no país , de 15 produtos importados a granel, nomeadamente, o arroz, açúcar, farinha de trigo e de milho, feijão, leite em pó, óleo alimentar, ração animal, sal grosso e refinado, sêmola de milho, carnes de porco e vaca, margarinas e sabão.

ANGOLA

SECRETÁRIA DE ESTADO PARA AS PESCAS NO PORTO DO LOBITO

No âmbito da sua visita à província de Benguela, a Secretária de Estado para as Pescas do executivo angolano, Esperança da Costa, esteve no Porto do Lobito para constatar o estado técnico actual das embarcações de fiscalização aportadas há mais de dois anos no cais de cabotagem.

Segundo constatou a governante, as três embarcações carecem de uma intervenção técnica, com vista ao seu funcionamento normal e desempenho do seu objecto social. De acordo com Esperança da Costa, o que se pretende é reforçar a frota de fiscalização com meios necessários para uma fiscalização eficaz.

BAÍA FARTA, ANGOLA

Nova indústria vai processar 190 toneladas de pescado por dia

Uma fábrica em fase avançada de construção, no município da Baía Farta, província de Benguela, terá capacidade de processar 190 toneladas de pescado por dia, anunciou o sócio-gerente do empreendimento, Marco Cohen (na foto).

Denominada Gallianus Pescas, a unidade, com uma área bruta de 23 mil 383 metros quadrados, vai contar ainda com chupador a vácuo de 80 toneladas/hora e tanques de recepção de pescado de 90 toneladas/hora.

MALANJE, ANGOLA

Governador quer mais produção de peixe em Mucari

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, quer mais empenho das famílias camponesas do município de Mucari na produção de peixe em tanques, face ao potencial da região neste domínio.
Para tal, orientou os técnicos da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) de Mucari no sentido de cederem meios aos camponeses associados para o fomento dessa actividade que visa a geração de renda e o crescimento socioeconómico da localidade.

ANGOLA

Arrancam obras de desenvolvimento da Baia de Moçâmedes

O projecto de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, província do Namibe, já arrancou, com a colocação da primeira pedra pelo ministro dos transportes, Ricardo de Abreu (na foto).

O projecto é financiado pela Toyota Tsuho Corporation, o Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC), bancos comerciais japoneses e Banco de Desenvolvimento da África Austral ( DBSA), em cerca de seiscentos milhões de dólares.

ANGOLA

Expresso do CFB retoma viagens entre o Lobito e Luau

O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) vai relançar, no dia 26 deste mês, a circulação do comboio expresso especial de passageiros entre Lobito e Luau, soube a Angop.

O chefe de comunicação institucional do CFB, António Ungulo, informa que os comboios terão duas frequências semanais, sendo uma a segunda-feira, com partida às 7 horas e chegada às 21 horas e 24 minutos e o retorno a quarta-feira, com o mesmo tempo de viagem, escalando apenas as estações do Huambo, Bié e Moxico.

ANGOLA

Cooperativas do Ambriz e Dande recebem embarcações

Nove cooperativas de pesca dos municípios do Ambriz e do Dande receberam dez embarcações a motor e kits afins para fomentar a sua actividade.
Na cerimónia, presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Esperança da Costa, receberam embarcações quatro cooperativas do município do Ambriz e seis do Dande.

ANGOLA

Petromar assegura 290 postos de trabalho directos no Ambriz

290 postos de trabalho directos serão criados pela Petromar, no município do Ambriz, província do Bengo, com a execução do projecto Agogo, fase 2, que se inicia em Agosto.

De acordo com o director de produção da Petromar, Osmário Vicente, o projecto Agogo, fase 2, encomendado pela petrolífera ENI, terá a duração de um ano e representa uma oportunidade de empregabilidade dos jovens, particularmente da província do Bengo, nesta altura crítica da economia mundial.

MALANJE, ANGOLA

Projecto juvenil inicia captura de 5 toneladas de tilápia

Cinco toneladas de tilápia (Cacusso) começaram a ser capturadas na comuna do Lombe, município de Cacuso, no âmbito do projecto “Aquicultor e Agricultor Jovem”, que visa promover o auto-emprego e reduzir o êxodo rural.

Orçado em seis milhões de kwanzas, a iniciativa insere-se no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP) de Cacuso e conta com 5 tanques povoados com dois mil peixes cada, que serão capturados de forma faseada.

ANGOLA

Vice-governador recomenda maior controlo na costa de Cabinda

O vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, recomendou às autoridades de fiscalização da costa marítima em Cabinda que se pautem por um maior controlo das embarcações para se evitarem incidentes.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família