Início > Angola

ANGOLA

João Lourenço visita empresa pesqueira no Tômbwa

O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se do funcionamento da empresa Pes-Sul, do andamento das obras de construção do Porto Pesqueiro e de um entreposto frigorífico, durante uma visita ao município namibense do Tômbwa.

ANGOLA

Licenciamento da pesca rende mais de 95 milhões de kwanzas

Noventa e cinco milhões, 183 mil e 159 kwanzas foram arrecadados em 2017 pela direcção provincial das Pescas no Cuanza Sul, resultante da cobrança de taxas de licenciamento de 132 embarcações industriais , semi-industriais , artesanal e das multas.

NOTA DA PRESIDÊNCIA

Faleceu Anapaz de Jesus Neto, que foi Presidente da APLOP

É com imensa consternação que os órgãos directivos da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa comunicam o falecimento do Dr. Anapaz de Jesus Neto.
Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito até finais de 2017, Anapaz de Jesus Neto foi um incansável companheiro de jornada na consolidação da APLOP, tendo assumido a presidência da Associação entre 2013 e 2016.
Foi também o primeiro Presidente da APANG, Associação dos Portos de Angola.

SEGUNDA FASE DO PROJECTO DE MODERNIZAÇÃO DO PORTO DO NAMIBE ARRANCA ESTE ANO

A segunda fase do projecto de modernização do Porto do Namibe, com início previsto para este ano, contempla a reabilitação de 240 metros de cais e a pavimentação do parque de contentores existente.

Uma delegação do Ministério dos Transportes, encabeçada pelo director-geral do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Victor Alexandre de Carvalho, trabalhou durante cinco dias (29 de Janeiro a 02 de Fevereiro) em Tóquio, República do Japão, com o objetivo de fazer o acompanhamento da abertura da proposta de preço e a adjudicação da empreiteira japonesa, TOA Corporation, selecionada por concurso público, para executar os trabalhos, com início previsto para o mês de Março de 2018, no recinto portuário, em Moçamedes, província do Namibe.

Angola ligada ao Brasil por cabo submarino em Fevereiro

O primeiro cabo submarino a estabelecer uma ligação entre África e a América do Sul deverá chegar à costa do Brasil, concretamente a Fortaleza, Estado do Ceará, nos primeiros dias de Fevereiro, informa o presidente da empresa Angola Cables, António Nunes.

O presidente da empresa adiantou que o cabo submarino conhecido por SACS (South Atlantic Cable System), com uma extensão de 6500 quilómetros, permitirá que os países da América do Sul possam comunicar com a Europa sem necessidade de passar pelos Estados Unidos e que os países de África podem chegar aos Estados Unidos sem terem de passar pela Europa.

ANGOLA

Empresa Portuária de Cabinda tem Novo Presidente do Conselho de Administração

A 21 de Dezembro de 2017 foi nomeado um novo Conselho de Administração do Porto de Cabinda. A maior Empresa Pública com Sede na Província de Cabinda passou a ser liderada por Samuel Sambo.
O novo Pca substituiu Manuel Nazareth Neto. Até à altura da sua nomeação, Samuel sambo foi Director do Gabinete de Auditoria Interna Métodos e Qualidade.
Manuel Nazareth Neto é agora PCA do Porto Comercial do Soyo.
 

ANGOLA

Porto de Luanda prepara-se para atingir os 8 milhões de toneladas em 2017

Bons prenúncios para o Porto de Luanda: de acordo com palavras de Alberto Bengue, proferidas à agência noticiosa Angop, o porto deverá atingir a fasquia dos oito milhões de toneladas de carga diversa movimentada até ao final deste ano. O presidente do conselho de administração da infra-estrutura portuária angolana aludiu a uma recta final de ano proveitosa para o Porto de Luanda e previu um sólido resultado para 2017.

ANGOLA

Lunda Sul: Projecto de piscicultura com 80 mil alevinos

Oitenta mil alevinos da espécie tilápia nilótica serão introduzidos no projecto de piscicultura implementado na comuna de Mona Quimbundo, município de Saurimo, província da Lunda Sul, visando o repovoamento dos viveiros.

ANGOLA

Projecto de piscicultura vai expandir-se aos municípios

O departamento de pesca da direcção provincial da agricultura vai expandir, a partir de Janeiro de 2018, na província da Lunda Sul, o projecto de piscicultura nos municípios do Dala, Muconda e Cacolo, para melhorar a qualidade de vida da população e diversificar a dieta alimentar.

ANGOLA

Embarcações naufragam por violar limites da zona de pesca

A maioria das embarcações que naufragam com pescadores a bordo em Angola se deve a violação aos limites da sua zona de pesca e o ministério vai tornar a fiscalização mais rigorosa em 2018, denuncia a ministra das Pescas, Victória de Barros.

ANGOLA

Cuanza Sul: Captura de tilápia no Ebo duplica em 2017

Cinco toneladas de peixe cacuso (tilapia) foram capturadas, de Janeiro a Outubro do ano em curso, mais três em relação a 2016, pela cooperativa dos Antigos Combatentes no município do Ebo, província do Cuanza Sul, no âmbito do programa de combate à pobreza, informou o director municipal da Agricultura, Pescas e Ambiente, José Luís.

ANGOLA

Delegação sul-coreana faz levantamento da EDIPESCA

Uma delegação sul-coreana está em Luanda para fazer o levantamento do estado actual da EDIPESCA, com vista à elaboração de um estudo de viabilidade daquela empresa estatal.

ANGOLA

Huíla: Pescadores carecem de materiais para actividade

A falta de novos instrumentos de trabalho para a prática da pesca continental na Huíla condiciona o trabalho dos pescadores e das associações controladas pela secção de Pescas e Ambiente, da Direcção Provincial da Agricultura na região.

ANGOLA

Cunene: Província ganha 100 tanques para prática de aquicultura

Cem tanques para prática de aquicultura começam a ser construídos este mês de Novembro nos municípios do Ombadja e Cuvelai, província do Cunene, anunciou à Angop o director em exercício da Agricultura, desenvolvimento rural e Pesca, Carlos José.

ANGOLA

Lunda Sul carece de acessórios de embarcações de pesca

Numa ronda efectuada nas zonas de pesca, os pescadores associados manifestaram a necessidade de material de pesca e argumentaram que tal situação se deve à falta de lojas que se dedicam à venda deste artigos. Os entrevistados informaram que que o material de substituição tem sido adquirido na província de Luanda, onde, igualmente, contratam homens para prestar assistência técnica às embarcações avariadas.

ANGOLA

Novo Porto de Cabinda em plena operação um ano antes do previsto

O porto de águas profundas de Caio, em construção no enclave angolano de Cabinda por 700 milhões de euros, deverá atingir a "plena capacidade operacional" no início de 2019, "um ano antes do previsto", anunciou a administração.

O Porto de Caio é uma parceria público-privada (PPP) lançada em 2014 que tem sido condicionada pela crise em Angola, mas, segundo informação disponibilizada à Lusa pela administração, a construção "ganhou impulso devido ao forte apoio do Governo de Angola" e com o financiamento do Banco de Exportação e Importação da China.

ANGOLA

Mil e 500 milhões de dólares de garantia para Porto do Dande

Mil e 500 milhões de dólares norte-americanos é o valor autorizado ao Ministério das Finanças a prestar, como garantia de Estado, de pagamento à primeira solicitação, a favor das entidades financiadoras, para o contrato de concessão do projecto do Porto da Barra do Dande, soube a Angop.

O projecto do Porto da Barra do Dande, aprovado em Decreto Presidencial publicado em Diário da República, de 20 de Setembro, inclui a concessão de direitos relativos à construção e exploração do mesmo, uma empreitada que será executado pela Atlantic Ventures - Sociedade de Desenvolvimento e Gestão Portuária S.A em parceria com o Porto de Luanda, mediante uma participação minoritária no capital social até 40 por cento.

Grupo chinês investe 1 milhão de dólares em Angola para produção de tilápia

Duzentos tanques para produção de tilápia estão a ser construídos na comuna da Barra do Dande, província do Bengo, pela empresa chinesa RSI Su-Lda, no valor de um milhão de dólares, anunciou o porta-voz da empresa, Pedro Panzo.

Porto de Luanda foi responsável por 77,8% das importações marítimas angolanas no 1.º trimestre

Segundo dados do Conselho Nacional de Carregadores (CNC) de Angola, no primeiro trimestre de 2017 o porto de Luanda foi responsável por 77,8% da carga total importada por via marítima em Angola. Para além disso, o porto da capital absorveu ainda 99,3% dos 1.624 veículos automóveis entrados por via marítima no país.

Angola contrata chineses para manutenção dos caminhos-de-ferro de Luanda e de Benguela

O governo angolano prepara-se para investir 97,9 milhões de dólares na manutenção das linhas de caminhos-de-ferro de Luanda e de Benguela, tendo adjudicado os respectivos contratos às mesmas empresas chinesas que as reconstruíram.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família