Início > Portugal

FACIM 2022: Empresas portuguesas reforçam posicionamento em Moçambique

Portugal esteve presente com seis empresas na FACIM, a principal feira internacional multissetorial que se realiza em Moçambique e a principal ação de promoção para as empresas e para a oferta exportadora portuguesa neste mercado. A 58ª edição desta feira decorreu de 29 de agosto a 4 de setembro.

A participação oficial portuguesa na feira foi organizada pela Fundação AIP, em parceria com a AICEP, tendo o dia de Portugal no certame tido lugar no dia 2 de setembro, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho e da Administradora da AICEP Rita Araújo. Na ocasião foi, uma vez mais, destacado o papel de Moçambique como mercado com relevância para Portugal ao nível do comércio de bens e serviços, do investimento e do turismo, apresentando potencialidades para o reforço do relacionamento em todas estas vertentes.

Comandante da Marinha do Brasil visita Portugal

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Almir Garnier Santos, esteve em Portugal a visitar a Marinha Portuguesa, a convite do Chefe do Estado-Maior da Armada.

​​​​O Almirante da Marinha Brasileira assistiu, na Base Naval de Lisboa, a uma apresentação sobre a Marinha Portuguesa, visitou o Centro de Operações Marítimas e o Simulador de Navegação.

Portugal e Moçambique assumem cooperação na área das pescas

A Ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, e a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, Lídia Cardoso, encontraram--se na Gafanha da Nazaré, e comprometeram-se a assumir uma relação de cooperação na área de desenvolvimento da pesca do país africano.

Enquanto a ministra moçambicana visitou o Porto de Aveiro para “aprender a trabalhar nesta área”, a ministra portuguesa deverá visitar a nação africana para conhecer a actividade que lá se desenvolve.

PORTUGAL

Rotary Club de Sines envia contentor para Cabo Verde

O Rotary Club de Sines informa que “é com muita alegria que o Rotary Club de Sines anuncia que o contentor com roupa, brinquedos, alimentos, ajudas técnicas entre outros, seguiu viagem rumo a Cabo Verde".

“Este projecto só foi possível com a extraordinária parceria estabelecida entre o Rotary Club de Sines, a Transportes Os Três Mosqueteiros e o Grupo Sousa, à qual estamos muito gratos” acrescenta a mesma fonte.

Portugal quer realizar cimeira com Marrocos para criar uma ligação marítima entre os dois países

O Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) revelou que Portugal está a trabalhar para realizar uma cimeira com Marrocos “até final do ano”, na qual estará sobre a mesa a criação de uma ligação marítima entre os dois países.

“Estamos a apontar para a realização de uma cimeira entre Portugal e Marrocos ainda este ano e esse [a ligação marítima] será um dos grandes temas”, afirmou o governante aos jornalistas, sublinhando que ainda há “um conjunto de factores que têm de ser tidos em conta” para o projecto avançar.

Portugal vai facilitar vistos e autorização de residência para cidadãos da CPLP

Os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal no âmbito do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP, foi anunciado pelo Governo português. A proposta será levada à Assembleia da República.

Marrocos e Portugal em parceria na protecção dos oceanos

Na véspera da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que se realizará em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho, a Fundação Mohammed VI para a Proteção do Ambiente, organizou, em parceria com a Embaixada de Portugal em Marrocos e AICEP, uma «Blue talk» intitulada «Conférence des Nations Unies 2022 sur les Océans : quels rôles pour la science et l’innovation au Maroc et en Afrique ?».

O evento contou com a presença de Mohamed Sadiki, Ministro da Agricultura, da Pesca Marítima, do Desenvolvimento Rural e das Águas e Florestas, e de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar de Portugal, bem como numerosos intervenientes e peritos de alto nível representantes de instituições nacionais e internacionais.

Protocolo entre Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinado no Porto de Sines

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.

CODEBA assina protocolo de intenção de parceria com portos portugueses na Intermodal South America

O Director-Presidente Carlos Autran Amaral, recebeu, no stand da Companhia das Docas do Estado da Bahia, na Intermodal South America 2022, o Presidente José Luís Cacho, do Porto de Sines (Portugal), para a assinatura do protocolo de intenção de parceria com os portos portugueses.

Em missão empresarial, organizada pelo Fórum Brasil Export, na semana anterior ao evento, e coordenada pela Associação dos Portos de Portugal, os portos do país europeu apresentaram-se aos investidores brasileiros como aposta para a dinamização das relações comerciais.

MAIOR FEIRA DE LOGÍSTICA E INTERMODALIDADE DA AMÉRICA DO SUL ABRE PORTAS ESTA TERÇA-FEIRA

Portos portugueses presentes na Intermodal

Prosseguindo a aposta no reforço da imagem do sector portuário português ao serviço do comércio internacional, os Portos de Portugal participam, pela terceira vez, em conjunto e sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), na Intermodal South America, evento que assinala a sua 26.ª edição.

Com início esta terça-feira, 15 de Março, em São Paulo, no Brasil, durante três dias reunir-se-ão num único espaço mais de 600 expositores e perto de 40 mil profissionais oriundos de 30 países, dos sectores do shipping e da logística. Trata-se da primeira edição híbrida da Intermodal na história (nos formatos físico e digital em simultâneo).

Porto de Sines recebe missão de empresários e entidades públicas brasileiras

No âmbito da Missão BrasilExport, uma comitiva de mais de 50 empresários e representantes de entidades públicas brasileiras com ligação ao setor da logística marítimo-portuária visitou o Porto de Sines (Portugal).

A sessão de auditório contou com apresentações da Autoridade Portuária, da AICEP Global Parques que gere a zona industrial e logística adjacente e da Comunidade Portuária e Logística, que apresentaram as oportunidades oferecidas ao mercado brasileiro.

Visita da MISSÃO INTERNACIONAL BRASIL EXPORT 2020 ao Porto de Leixões

A APDL, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (Portugal), recebeu, esta segunda-feira, 7 de Março, a visita da Missão Internacional Brasil Export 2020.
Tratou-se de uma visita no âmbito do programa “PORTOS PORTUGUESES: A PORTA DA EUROPA PARA AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS”, organizado pela APP.

Portugal insiste que acordo comercial UE-Mercosul é «prioridade de topo»

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, insistiu, em Marselha, França, na importância do acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul, lembrando que é o bloco europeu que deve dar agora um passo em frente.

Ribeiro Telles coordena programa do MNE para os 200 anos da independência do Brasil

O embaixador Francisco Ribeiro Telles vai coordenar o programa dos Negócios Estrangeiros das acções de Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, que se assinalam em 2022, segundo despacho publicado em Diário da República.

"Esta será uma excelente ocasião para, lembrando a singularidade do processo que conduziu a essa independência e a sua importância na época, assinalar a excelência das relações entre os povos português e brasileiro , bem como evidenciar as oportunidades de desenvolvimento da relação entre os dois países, em todos os domínios", lê-se no despacho.

GRUPO ETE INTEGRA «JOINT VENTURE» INTERCONTINENTAL:

Nanami terá papel de «facilitador logístico»

Visando o fomento do comércio internacional entre os continentes asiático, africano e europeu, surgiu, com ADN português, a Nanami: produto de uma joint venture formada entre o Grupo ETE e os parceiros Steelduxx, SevenLog Ghana e TST Japan, este novo player terá um papel de «facilitador logístico» para responder à necessidade de penetração nestes mercados, por parte dos seus clientes.

Exportações portuguesas para o Brasil seguem em alta

Conforme dados publicados pelo Observatório de Negócios Internacionais da Federação das Câmara Portuguesas de Comércio no Brasil – FCPCBR, a soma das trocas comerciais entre Portugal e Brasil até setembro deste ano, mais que dobrou em relação a 2019.

AICEP celebra acordo com agência regional de investimento no Brasil

O Embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, assinou um acordo de cooperação para fomentar negócios e estimular investimentos.

O acordo de cooperação celebrado entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), prevê estreitar laços comerciais entre investidores, fomentando novas possibilidades de parcerias e desenvolvimento económico.

Conheça o que Portugal vai mostrar na Expo2020, no Dubai

A Expo 2020, no Dubai, é inaugurada esta sexta-feira. Portugal dá a conhecer o pavilhão, criado para mostrar o país aos visitantes. A presença neste evento dos Emirados Árabes Unidos pretende atrair pessoas e investimento.
O comissário português para a Expo 2020, Luís Castro Henriques, explica que não vão faltar referências à história nacional.

Porto de Leixões recebe Delegação do Porto de Luanda

Esta sexta-feira, 10 de setembro, o Conselho de Administração da APDL, recebeu, no Porto de Leixões, a visita de uma delegação do Porto de Luanda (Angola), composta pelo Administrador Aníbal Vuma e equipa técnica.

A comitiva foi recebida pelo Presidente da APDL, Nuno Araújo assim como pelo Administrador, Joaquim Gonçalves, tendo sido realizada uma apresentação da infra-estrutura portuária e dos principais projectos desenvolvidos e em curso, nomeadamente o Projeto Roadmap para a transição energética e descarbonização da actividade portuária.

EXPO DUBAI

Pavilhão de Portugal «ombreia com os grandes» na exposição

Rolando Borges Martins, administrador com o pelouro das operações na Expo 2020, está confiante de que a participação portuguesa será positiva. Evento arranca no Dubai em outubro, depois de ter sido adiado um ano devido à pandemia de covid-19

O administrador com o pelouro das operações na Expo 2020 e único português no 'board' considera, em entrevista à Lusa, que o Pavilhão de Portugal "ombreia com os grandes" presentes na exposição e que a participação portuguesa será positiva.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

  Portos do Brasil - NEWS

 Portos de Cabo Verde – News

 Portos de Moçambique – News

 Portos de Angola – News

 Portos de Portugal – News

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações

 XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube

 Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

 Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo

 XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família