Início > Portugal

Porto de Leixões recebe Delegação do Porto de Luanda

Esta sexta-feira, 10 de setembro, o Conselho de Administração da APDL, recebeu, no Porto de Leixões, a visita de uma delegação do Porto de Luanda (Angola), composta pelo Administrador Aníbal Vuma e equipa técnica.

A comitiva foi recebida pelo Presidente da APDL, Nuno Araújo assim como pelo Administrador, Joaquim Gonçalves, tendo sido realizada uma apresentação da infra-estrutura portuária e dos principais projectos desenvolvidos e em curso, nomeadamente o Projeto Roadmap para a transição energética e descarbonização da actividade portuária.

EXPO DUBAI

Pavilhão de Portugal «ombreia com os grandes» na exposição

Rolando Borges Martins, administrador com o pelouro das operações na Expo 2020, está confiante de que a participação portuguesa será positiva. Evento arranca no Dubai em outubro, depois de ter sido adiado um ano devido à pandemia de covid-19

O administrador com o pelouro das operações na Expo 2020 e único português no 'board' considera, em entrevista à Lusa, que o Pavilhão de Portugal "ombreia com os grandes" presentes na exposição e que a participação portuguesa será positiva.

Saldo da balança comercial de Portugal com os PALOP mais do que duplicou no primeiro trimestre

De acordo com os dados de comércio internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE), o saldo da balança comercial tinha sido positivo para Portugal em 131,7 milhões de euros de janeiro a março de 2020, tendo subido para 323,6 milhões de euros, essencialmente devido ao facto de as trocas com Angola terem passado de negativas a positivas.

PERU

Portuguesa Mota-Engil vai assegurar construção do Porto de Callao

A Mota-Engil fechou mais um contrato na América do Sul. À construtora portuguesa foi entregue um contrato no Peru para a construção do Porto de Callao, no valor de cerca 200 milhões de dólares (aproximadamente 165,4 milhões de euros à taxa de câmbio actual).

263 TONELADAS

Transitex transportou 81 bobinas de aço da China até ao Brasil

A empresa Transitex anunciou a concretização do transporte de uma carga break bulk (carga fraccionada) da China até ao Brasil: segundo dados veiculados pela empresa, tratou-se de «uma operação de sinergia» entre as suas equipas locais, tendo sido materializada com sucesso.

Cimeira entre Portugal e o Brasil será em 2022

A Cimeira Portugal/Brasil deverá ocorrer em 2022, ano em que se celebra o bicentenário da independência brasileira e o centenário da travessia aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, revelou o chefe da diplomacia portuguesa.

Segundo Augusto Santos Silva, que falava numa audição presencial, a requerimento do Partido Social Democrata (PSD), na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República, a pandemia da covid-19 assim o determina.

Portugal vê China como parceiro económico e EUA como aliado, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, defende que, para Portugal, a China não é substituta dos Estados Unidos, salientando que Pequim é um parceiro económico e Washington um aliado.

Numa audição na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do Parlamento, Augusto Santos Silva respondia ao deputado social-democrata Nuno Miguel Carvalho, que o questionou sobre se o recente acordo comercial entre a União Europeia (UE) e a China poderia afetar as relações entre os Estados Unidos e a Europa comunitária, nomeadamente com Portugal.

Consolidação da Expansão do Operador Logístico Transitex em Moçambique

Em Moçambique a empresa emprega já 100 colaboradores, distribuídos por escritórios em Maputo, Beira, Nacala, Nampula e Pemba, a mais recente localização Transitex no continente africano, apoiados por uma estrutura em que se incluem seis armazéns de Norte a Sul do país e ainda uma frota rodoviária.

Cimeira UE-Índia com o objectivo de ter alternativa à China

A cimeira UE-Índia agendada para Maio, e que pode quase coincidir nas semanas antes ou depois com uma visita a Bruxelas do novo presidente americano, é uma bela oportunidade para a União Europeia reforçar a aposta no multilateralismo. Mas sobretudo para Portugal, que assume a presidência semestral da UE, mostrar que é capaz de tirar vantagens da sua capacidade para fazer pontes seja como os Estados Unidos de Joe Biden, seja com a Índia de Narendra Modi, seja com a China de Xi Jinping.

Ministro Da Economia Marítima de Cabo Verde no Porto de Lisboa

O Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, Paulo Lima Veiga, visitou o Porto de Lisboa, acompanhado pelo vice-presidente do Grupo ETE Cabo Verde, Jorge Maurício.

Nesta visita, foram recebidos na Gare Marítima de Alcântara pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e pelo Vogal da APL José Castel-Branco.

Rangel investe 14,5 milhões na expansão da actividade

É com abertura neste mês de Janeiro de instalações próprias na África do Sul e no México que a o Grupo Rangel inicia um ano em que reforça a aposta na internacionalização da actividade. Também este mês avança com a plataforma logística na Figueira da Foz.

Navio português Zaire tem fama mundial no combate à pirataria

O ministro da Defesa considera que o navio português Zaire, que opera nas águas de São Tomé e Príncipe, tem já fama mundial no combate à pirataria, sendo elogiado por países como a China.

João Gomes Cravinho assumiu esta posição num discurso que proferiu no final de um jantar em São Tomé, perante os 26 portugueses e 18 são-tomenses da guarnição do navio patrulha, além de três membros integrados no programa de cooperação no domínio da Defesa.

Parlamento português vai organizar conferência Europa-África

O parlamento português vai realizar em junho de 2021 uma conferência interparlamentar sobre o aprofundamento da relação entre a Europa e África, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Portugal é um bom pais para investir

Esta foi a principal conclusão do webinar sobre o “O contributo da Diáspora para a internacionalização das PME portuguesas” promovido pela Rede Global da Diáspora, um projeto da Fundação AEP, que contou com a participação do Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Armando Abreu, Presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo, Nuno Rebelo de Sousa e Secretária de Estado para as Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Rangel lança serviço de grupagem «Connecting Africa»

A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações Inland com ponto de ligação África Austral, com gateway na Cidade do Cabo, Durban ou Joanesburgo e tendo como destino os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A RLS cria assim uma alternativa que permite responder às necessidades do continente africano, ao disponibilizar um serviço de grupagem aérea e marítima de qualquer parte do mundo, via Portugal, com destino a países membros daquela zona de integração.

Webinar debate investimentos da diáspora portuguesa

O governo português convida para o evento online – Webinar “INVESTIMENTO DA DIÁSPORA”, que ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro, das 16:00 às 19:00 (hora de Lisboa).

Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em parceria com a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID).

A sessão de abertura contará com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

18 DE NOVEMBRO

Portugal Exportador 2020: evento terá versão presencial e digital

  Em 2020 com novidades: o Portugal Exportador terá uma versão presencial e digital, com a introdução de uma nova plataforma digital a ser anunciada brevemente.
O caminho para a exportação faz-se no dia 18 de Novembro, no PT Meeting Center da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

ETERMAR

Empresa portuguesa vai expandir segundo maior porto do Peru

A empresa portuguesa Etermar Engenharia e Construção S.A. com sede em Setúbal, ganhou o concurso privado internacional para o prolongamento do cais marginal do Porto de Paita, no Peru.

Trata-se da primeira fase de expansão daquele que é o segundo maior porto peruano e visa aumentar o actual cais para 360 metros, permitindo que o porto receba navios de maior dimensão, incrementando assim a capacidade de exportação agro-industrial do país.

Portugal quer captar investimento dos cerca 5 milhões de portugueses e luso descendentes no estrangeiro

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) quer apoiar e captar investimento dos cerca cinco milhões de portugueses e luso descendentes que vivem no estrangeiro, disse na apresentação do plano a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Berta Nunes detalhou os quatro eixos, 23 medidas e 85 submedidas que compõem o PNAID, desenhado entre vários ministérios e secretarias de Estado para apoiar os emigrantes que já investem em Portugal e captar outros milhões de portugueses e luso descendentes que, “segundo alguns cálculos”, estão espalhados “por mais de 190 países”.

Rangel expande parceria com rede WCA em Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique

A empresa Rangel Logistics Solutions, que faz parte do Grupo Rangel, anuncia ter procedido à expansão da sua parceria com a rede mundial WCA (que possui 7435 membros espalhados por 190 países) nos mercados de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

«Nestes países onde temos presença directa, contamos com estruturas e equipas próprias totalmente dedicadas, onde poderá usufruir de serviços aduaneiros, desalfandegamento, distribuição nacional, transporte aéreo, marítimo e terrestre, logística contratual, armazéns próprios, entre outros serviços», adianta a Rangel Logistics Solutions.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)