Início > Portugal

18 DE NOVEMBRO

Portugal Exportador 2020: evento terá versão presencial e digital

  Em 2020 com novidades: o Portugal Exportador terá uma versão presencial e digital, com a introdução de uma nova plataforma digital a ser anunciada brevemente.
O caminho para a exportação faz-se no dia 18 de Novembro, no PT Meeting Center da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

ETERMAR

Empresa portuguesa vai expandir segundo maior porto do Peru

A empresa portuguesa Etermar Engenharia e Construção S.A. com sede em Setúbal, ganhou o concurso privado internacional para o prolongamento do cais marginal do Porto de Paita, no Peru.

Trata-se da primeira fase de expansão daquele que é o segundo maior porto peruano e visa aumentar o actual cais para 360 metros, permitindo que o porto receba navios de maior dimensão, incrementando assim a capacidade de exportação agro-industrial do país.

Portugal quer captar investimento dos cerca 5 milhões de portugueses e luso descendentes no estrangeiro

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) quer apoiar e captar investimento dos cerca cinco milhões de portugueses e luso descendentes que vivem no estrangeiro, disse na apresentação do plano a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Berta Nunes detalhou os quatro eixos, 23 medidas e 85 submedidas que compõem o PNAID, desenhado entre vários ministérios e secretarias de Estado para apoiar os emigrantes que já investem em Portugal e captar outros milhões de portugueses e luso descendentes que, “segundo alguns cálculos”, estão espalhados “por mais de 190 países”.

Rangel expande parceria com rede WCA em Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique

A empresa Rangel Logistics Solutions, que faz parte do Grupo Rangel, anuncia ter procedido à expansão da sua parceria com a rede mundial WCA (que possui 7435 membros espalhados por 190 países) nos mercados de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

«Nestes países onde temos presença directa, contamos com estruturas e equipas próprias totalmente dedicadas, onde poderá usufruir de serviços aduaneiros, desalfandegamento, distribuição nacional, transporte aéreo, marítimo e terrestre, logística contratual, armazéns próprios, entre outros serviços», adianta a Rangel Logistics Solutions.

Marinha portuguesa participa em estudo dedicado a tsunamis em Cabo Verde

A Marinha portuguesa, através do Instituto Hidrográfico, encontra-se a efetuar um levantamento hidrográfico na ilha de Santiago, em Cabo Verde, até 23 de março.

Portugal deve apostar na economia do mar na África do Sul

“Julgo que a África do Sul gostaria de ter Portugal como parceiro científico ao nível do mar. Portugal poderia começar primeiro pelo conhecimento científico para depois negociar futuros laços de comércio e de importação ou exportação de pesca”, disse o técnico português, que é também presidente da tertúlia Academia do Bacalhau, na Cidade do Cabo.

Rui Santos, que falava à Lusa após um encontro entre o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e dirigentes associativos e homens de negócios na Cidade do Cabo, sublinhou que Portugal está muito avançado relativamente aos “amigos sul-africanos” e a melhor forma seria começar pelo ensino, “para educar sobre as mais-valias do mar, as suas riquezas e a conservação dos recursos marinhos”.

Rangel transporta reservatório de água de grandes dimensões, de Lisboa a Luanda

Numa operação totalmente customizada, a Rangel transportou, por via marítima, um reservatório de água com mais de 12 metros de comprimento por 3,5 metros de diâmetro. «Com origem em Lisboa e destino a Luanda, tratou-se de uma operação complexa, totalmente coordenada pela equipa da Rangel Logistic Solutions», adianta a empresa portuguesa.

Administração Marítima de Cabo Verde realiza visita técnica à DGRM

Na sequência do protocolo recentemente assinado pelo Ministério do Mar de Portugal com o ministério homólogo de Cabo Verde, decorreu esta semana uma visita técnica do Instituto Marítimo Portuário (IMP) de Cabo Verde à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
 

Acordo Angola-Portugal impulsiona desenvolvimento da indústria pesqueira

Os governos de Angola e Portugal assinaram em Lisboa um memorando de entendimento para reforçar a aplicação de sistemas de controlo da qualidade dos produtos pesqueiros nacionais e desenvolver a indústria angolana processadora de pescado.

COM QUATRO SAÍDAS MENSAIS

Grupo Sousa passa a ligar Lisboa e Cidade da Praia em apenas 5 dias

A partir desta quarta-feira, 22 de maio, a PCI – armador do Grupo Sousa, vai começar a ligar Portugal e Cabo Verde em apenas cinco dias. Este serviço de transporte marítimo, com quatro saídas mensais, será aquele com “o menor tempo de trânsito do mercado”, revela o Grupo Sousa.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 22

Ministro da Costa do Marfim visita a Marinha Portuguesa

Segunda-feira, 22 de abril, o Ministro de Estado e Ministro da Defesa da Costa do Marfim, Hamed Bakayoko, desloca-se à Marinha, no âmbito da sua visita a Portugal.

A visita às unidades da Marinha, que terá início após conhecer o Arsenal do Alfeite, S.A, inclui visita ao navio patrulha oceânico "Figueira da Foz", atracado na Base Naval de Lisboa, e ao Instituto Hidrográfico, onde terá oportunidade de conhecer as valências daquele laboratório do Estado.

Economia do mar, Porto de Sines e cultura na agenda do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde

A Câmara Municipal de Sines (Portugal) recebeu no dia 9 de fevereiro a visita do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge dos Santos.
O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde fez-se acompanhar pelo embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e por representantes parlamentares dos diversos dos partidos cabo-verdianos.
Jorge dos Santos referiu-se ao desenvolvimento portuário de Cabo Verde, bem como à relevância das relações bilaterais entre Sines e as cidades portuárias cabo-verdianas.
 

PORTOS E INDÚSTRIA NAVAL EM CIMA DA MESA: PORTUGAL E QUÉNIA ANALISAM ÁREAS DE POTENCIAL COOPERAÇÃO

A Ministra do Mar do governo português, Ana Paula Vitorino, recebeu esta segunda-feira uma delegação do Governo do Quénia, liderada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Macharia Kamau, e pelo Secretário de Estado das Pescas, Aquacultura e Economia Azul, Micheni Ntiba.

Na reunião foram estudadas possíveis áreas de cooperação entre Portugal e Quénia nos vários setores da Economia do Mar, tendo sido identificadas áreas prioritárias como os Portos e Transporte Marítimo, Pescas, Indústria Naval ou Aquicultura.

PORTUGAL

Porto de Leixões cria nova linha regular para a África Ocidental

O Porto de Leixões reforçou a sua ligação com o mercado da África Ocidental ao receber pela primeira vez a linha regular Dakar Express. De acordo com a administração deste porto, “este novo serviço terá uma frequência semanal e vai potenciar a conetividade com importantes centros de transhipment, ou seja, de embarque e desembarque de mercadorias, como Tanger e Antuérpia.”

LIGAÇÃO A ÁFRICA E ÀS AMÉRICAS

Sines pode ser parte fulcral do «interface geográfico» da Rota da Seda

De acordo com o estudo ‘A Nova Rota da Seda Torna-se a Ponte Terrestre Mundial: Um Futuro Compartilhado para a Humanidade’ (que actualiza a versão de 2014), a Península Ibérica pode transformar-se, no futuro, em uma «ponte» de valia estratégica para a mega-iniciativa chinesa, que visa uma conectividade múltipla e intercontinental.

Este segundo volume do estudo (lançado em Julho pelo Instituto Schiller), recentemente divulgado, aponta para a possibilidade de a Península Ibérica assumir o papel de «ponto crítico» na ligação do projecto internacional com o continente africano e com a América Latina, especialmente devido à localização (e capacidade) do Porto de Sines.

Agência Marítima Euronave recebida «calorosamente» em Xangai pela COSCO Shipping Lines

A Agência Marítima Euronave deslocou-se a Xangai, na China, para participar na Feira Internacional de Importações. A empresa portuguesa relatou que foi «calorosamente» recebida pelos líderes da companhia chinesa COSCO Shipping Lines, nas instalações da empresa.

LISBOA

Seminário Exportação e Importação Brasil-Portugal realiza-se a 13 de Novembro

O Seminário Exportação e Importação Brasil – Portugal realiza-se no dia 13 de Novembro, das 15h30 às 18 horas, na Rua Dom Luís I, n.º 28, em Lisboa. O evento é organizado pela CCILB — Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e a participação é gratuita.

COM NOVAS ESCALAS NA GÂMBIA E GUINÉ CONACRY

Transinsular alarga serviços para a África Ocidental

A Transinsular, uma empresa do GRUPO ETE, vai expandir os seus serviços marítimos internacionais já a partir de outubro deste ano com novas escalas na Gâmbia e Guiné-Conacry.

O alargamento dos serviços da Transinsular para estes dois novos mercados da África Ocidental segue-se ao recente desenvolvimento do seu serviço Lince Class que passou a contar com uma escala em Algeciras na rota para Cabo Verde, aproximando a Península Ibérica e o Mediterrâneo dos mercados africanos.

Transinsular reforça ligação entre Europa e África

A Transinsular, empresa do Grupo ETE, vai começar a fazer escala com o serviço Lince Class, a partir do dia 23 de agosto, no Porto de Algeciras, no sul de Espanha. O serviço entre a Europa e o continente africano é assim reforçado, inaugurando uma ligação direta entre Espanha e Cabo Verde, que servirá ainda como ponto para o transhipment de carga para o Mediterrâneo, nomeadamente para outros portos em Espanha, Itália, Grécia e Turquia.

PORTUGAL

aicep Global Parques conta com novo Conselho de Administração e nova Comissão Executiva

A aicep Global Parques possui um novo Conselho de Administração e uma nova Comissão Executiva cuja a eleição decorreu no passado dia 29 de Junho em Assembleia Geral da entidade.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva

 Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)

 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres

 IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer

 “GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)

 Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)

 IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

 «Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)

 Porto de Luanda - 1955

 III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa

 III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra

 III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família