Início > Portugal

2 DE NOVEMBRO

Gala Portugal-China: Uma Faixa, Uma Rota

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa realiza a IV Gala Portugal-China: Uma Faixa, Uma Rota, com entrega de prémios de mérito empresarial, no dia 2 de novembro, no EPIC Sana Hotel, em Lisboa.
Os prémios distinguem as entidades que deram um contributo imprescindível para o reforço das relações económicas e comerciais entre os dois países no ano de 2017.

19 DE OUTUBRO

3.º Fórum de Negócios Portugal-África| Senegal 2017

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, em parceria com o Gabinete de Expansão Económica de África Oeste, do grupo Senegal Business Cluster, associam-se para organizar o 3.º Fórum de Negócios Portugal-África| Senegal 2017, que se irá realizar no dia 19 de outubro, pelas 09h00, no Edifício de Serviços da AEP, Leça da Palmeira.

PORTUGAL

Vila Real acolhe fórum da CPLP que visa criar oportunidades de negócio

Vila Real acolhe entre os dias 22 e 23 o VI Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP), que vai juntar 3.000 empresários de 18 países e visa criar oportunidades de negócio.

A UE-CPLP apresentou a iniciativa como uma “verdadeira plataforma de negócios e de cooperação”.

Grupo Sousa avança para os portos de Cabo Verde

O Grupo Sousa quer gerir as operações portuárias dos principais portos de Cabo Verde. A ideia é implementar um sistema semelhante àquele que vigora na Madeira há 26 anos, através da OPM e de outras empresas do mesmo grupo. Para já, o grupo de Luís Miguel Sousa conseguiu a abertura do novo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, para viabilizar a sua proposta.
 

Oportunidades para Portugal na Nova Rota da Seda

A China está a alargar o âmbito geográfico da iniciativa “Uma Faixa e Uma Rota” e, de acordo com especialistas em questões estratégicas, Portugal tem condições para beneficiar da sua inclusão naquela iniciativa de carácter estratégico posta em marcha pelas autoridades chinesas.

António Costa Silva, Presidente da Comissão Executiva da petrolífera Partex Oil and Gas, ao falar no final de um seminário no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), afirmou que o aumento da inserção dos portos portugueses nas redes de tráfego marítimo internacional representa oportunidades importantes para o país.

Portugal aproxima-se da estratégia «Uma Faixa, Uma Rota»

O interesse do governo português em que o país venha a ter lugar na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” está-se a materializar através de novos instrumentos de cooperação institucional e financeira. Depois de, durante a sua visita à China em 2016, o primeiro-ministro português ter manifestado que o país quer “participar activamente” na iniciativa, nomeadamente através do porto de Sines, foi assinado dia 11 de Julho o primeiro memorando de cooperação entre Portugal e a China que refere a participação de Portugal na Nova Rota da Seda.

Ministro dos Transportes de Moçambique visitou a ENIDH

O Ministro dos Transportes de Moçambique, Carlos Alberto Mesquita, aproveitou a visita a Portugal para passar pela ENIDH – Escola Náutica Infante D. Henrique. A comitiva era constituída por Carlos Alberto Fortes Mesquita, a Embaixadora de Moçambique em Portugal, Fernanda Lichale, e os respectivos assessores.
A recepção de boas vindas decorreu na Sala dos Professores, seguindo-se a tradicional visita aos simuladores da Escola

Portugal e Moçambique assinam memorando no âmbito do transporte marítimo e portuário

Portugal e Moçambique assinaram terça-feira um memorando de entendimento no âmbito do transporte marítimo e portuário, tendo em perspectiva a "alavancagem de investimentos"e o "fortalecimento de relações bilaterais", indicaram à Lusa governantes de ambos os países.

O documento foi assinado em Matosinhos, distrito do Porto, após uma visita ao porto de Leixões, na qual participaram a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o ministro dos Transportes e Comunicações da República de Moçambique, Carlos Fortes Mesquita.

DIA 9, EM SANTA MARIA DA FEIRA

I Fórum Económico Portugal | Cabo Verde

A Cabo Verde Global Business e a embaixada de Cabo Verde em Portugal promovem o I Fórum Económico Portugal - Cabo Verde, esta sexta-feira, dia 9 de junho, a partir das 14h, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Anabela Raposo, da direção de Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP, marca presença no evento.

Este evento de caráter multissectorial visa incrementar as relações entre Portugal e Cabo Verde ao nível empresarial e institucional, tendo como objetivo identificar oportunidades de negócios e criar uma plataforma de “business network” entre empresários dos dois países.

Consórcio da Galp avança com projecto de gás natural em Moçambique

A petrolífera portuguesa participa em 10% no consórcio que irá explorar uma plataforma flutuante na zona Coral Sul. A plataforma de produção e liquefação de gás natural representa um investimento de US$ 7 mil milhões.

NA EXPONOR, DE 21 A 23 DE JUNHO

Feira & Fórum Internacional de Negócios - China Países de Língua Portuguesa e Espanhola (FIN)

A Feira & Fórum Internacional de Negócios - China Países de Língua Portuguesa e Espanhola (FIN), que terá lugar entre 21 e 23 de junho de 2017, na Exponor, é uma oportunidade para os empresários portugueses promoverem os seus bens e serviços na China e nos Países de Língua Portuguesa e Espanhola sem saírem de Portugal.

Galp anuncia início da produção de primeiro navio-plataforma no Brasil

A Galp anunciou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a entrada em produção da primeira unidade replicante no campo Lula/Iracema, no Brasil.
Trata-se de um navio-plataforma para a produção de petróleo e gás natural, explica a Petrobrás, que lidera o consórcio. A FPSO P-66, que dia 18 de Maio começou a ser produzida, é uma unidade flutuante que terá a função de separar o óleo do gás e da água durante o processo de produção, armazená-lo nos tanques de carga e depois transferi-lo para os petroleiros.

PORTUGAL

Madeira mobiliza-se para Nova Rota da Seda

A região autónoma da Madeira, Portugal, está a posicionar-se para tirar partido da Nova Rota da Seda, oportunidade de captação de investimento chinês e reforço de exportações, aproveitando factores como a sua localização geográfica e zona franca.

PORTUGAL

RANGEL quer liderar importações da Ásia em três anos

A Rangel lançou novos serviços de transporte aéreo e marítimo no mercado, destinados a facilitar as importações provenientes do continente asiático. Com esta forte aposta, a Rangel tem como objetivo liderar as importações da Ásia dentro de 3 anos, reforçando assim, a cobertura nos 5 continentes e a oferta de serviços e soluções de transporte e logística.

Acordo UE-Mercosul: Brasil quer entrar na Europa por Portugal

Portugal pode afirmar-se como uma porta de entrada privilegiada para os países do Mercosul entrarem no mercado europeu, quando for assinado o futuro acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Negociado há mais de 20 anos, é agora esperado que a assinatura deste acordo histórico possa tornar-se uma realidade até ao final de 2017, prevê Francisco Murteira Nabo, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB).

PORTUGAL

Autoridade Marítima Nacional doa dez embarcações a Moçambique

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai doar dez embarcações de pequeno porte ao Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) de Moçambique, anunciou em comunicado de imprensa a instituição portuguesa. A doação insere-se no âmbito do acordo de "Cooperação no Domínio da Autoridade e Defesa Aquática" celebrado entre Portugal e Moçambique.

Navio-Escola Sagres há 55 anos ao serviço de Portugal

O Navio-Escola Sagres celebra, segunda-feira, 30 de Janeiro, 55 anos desde que foi aumentado ao efectivo dos navios da Marinha Portuguesa, a 30 de Janeiro de 1962.
Nestes 55 anos, o navio percorreu 613 519 milhas e realizou 100 957 horas de navegação, visitou 60 países e atracou em 168 portos.
 

Missão empresarial ao Panamá

A Câmara de Comércio organiza, em parceria com a AEP, uma missão empresarial ao Panamá, focada na realização de reuniões individuais de negócios entre empresas portuguesas e empresas locais, de acordo com o perfil e objetivos de cada empresa, entre 21 e 26 de março de 2017.

PORTUGAL

Teixeira Duarte vai gerir terminal de contentores na Venezuela

A Teixeira Duarte - Engenharia e Construções - participada a 100% da construtora liderada por Pedro Teixeira Duarte (na foto) - assinou na terça-feira, 17 de Janeiro, uma "Aliança Estratégica para Operação e Gestão Portuária do Terminal Especializado de Contentores do Porto de La Guaira", na Venezuela, com a empresa pública Bolivariana de Puertos (BoliPuertos), tendo em vista optimizar o desenvolvimento e crescimento da atividade do terminal, convertendo-o num porto de transferência do mar Caribe e da América Latina.

PRÉMIO REVELAÇÃO

Os portugueses que expandiram o Canal do Panamá

A Vilaplano Construções é uma empresa especializada na execução de estruturas de betão armado. A companhia de Esposende facturou 31 milhões em 2015 e conta com projectos desenvolvidos em 13 países, incluindo o Canal do Panamá e os metros de Riade e de Argel.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012