Início > Portugal

Empresa do Grupo Sousa distinguida em Cabo Verde

A PMAR Cabo Verde, empresa do Grupo Sousa, foi distinguida com o prémio de melhor agente de navegação em Cabo Verde no ano de 2017, pela ENAPOR, na gala de comemoração do seu 35.° aniversário.
Este prémio foi recebido pelo gerente executivo da PMAR Cabo Verde, o madeirense Guilherme Gomes, com grande orgulho pela distinção feita por esta entidade de extrema relevância.

Representantes das Canárias querem ligação marítima com ilhas portuguesas

A responsável pelo agrupamento de empresas com atividade marítima nas Canárias defende uma ligação por mar entre aquele arquipélago espanhol e a Madeira, sugerindo a elaboração de um estudo sobre os possíveis interesses.

Serviço ‘África Expresso’ é «o mais competitivo do mercado», afiança o Grupo ETE

O serviço ‘África Expresso’ foi reforçado a 1 de Outubro, e, em jeito de balanço inicial, o Grupo ETE analisou aquele que considera ser, actualmente, o serviço «mais competitivo do mercado», levado a cabo pelo seu armador Transinsular. A ligação, que conecta os portos de Leixões e Lisboa aos portos cabo-verdianos de Praia, Mindelo, Boavista e Sal, é «o único serviço regular directo (sem transbordo) com frequência a cada 10 dias, desde Portugal», recordou o Grupo ETE, via comunicado.

COM ÁUDIO

Investimento nos portos portugueses poderá gerar 12 mil postos de trabalho

O conselho de ministros assinalou o dia do mar com um conjunto de medidas para o setor. Na próxima década estão previstos investimentos de 2,5 mil milhões de euros, 83% dos quais provenientes de investimento privado. Esta estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos até 2026 deverá criar 12 mil postos de trabalho.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 24 de Novembro

Prevêem-se 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 18 a 24 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios porta-contentores, 5 navios carga geral single deck, 4 tanques, 3 navios mistos – carga geral/contentores, 1 carga geral multi deck, 1 graneleiro e 1 frigorifico.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 20 a 26 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 23 navios de mercadorias para o período de 20 a 26 de Novembro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 2 | Roll-On Roll-Off: 2 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 7 | Transporte Especial: 2 | Transporte de Cimento: 1

Airam Pastor preside à direcção da Medcruise

O Diretor Comercial dos Portos de Tenerife, Airam Diaz Pastor foi eleito Presidente da Medcruise, na 51.ª Assembleia Geral daquela Associação que teve lugar em setembro, em Toulon, França.
O novo Presidente sucede a Kristijan Pavic, Presidente da Autoridade Portuária de Dubrovnik que continuará na Medcruise como Presidente Honorária.

PORTUGAL

Leixões já vai nos 16,4 milhões de toneladas; mês de Outubro foi o melhor de sempre

O Porto de Leixões logrou voltar aos recordes, atingindo, entre os meses de Janeiro e Outubro deste ano, a marca dos 16,4 milhões de toneladas de carga movimentada, número que se traduz num sólido crescimento de 8,1% face à mesma janela temporal de 2016.

PORTUGAL

Porto de Lisboa ganha 1,8 milhões de toneladas e acumula crescimento de 24,1%

Os dados divulgados pela AMT em relação ao movimento portuário entre os meses de Janeiro e Setembro de 2017 voltam a trazer boas notícias para o renovado Porto de Lisboa: o organismo realçou, no documento, o «acréscimo de +1,8 milhões de toneladas face a 2016», que se traduz num crescimento homólogo de +24,1%, «confirmando e dando sustentação ao ciclo de recuperação de tráfego perdido em anos anteriores por efeito, nomeadamente, de perturbações laborais».

EURICO BRILHANTE DIAS

«Portugal está disponível para encontrar instrumentos de coinvestimento»

Portugal quer atrair financiamento de Macau e da China para o futuro fundo de apoio à internacionalização das empresas portuguesas. Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado português da Internacionalização, explica que o país pretende por esta via mobilizar meios para a cooperação sino-lusófona.

Gigantes chineses alinham com Portugal em investimentos nos portos

Uma das maiores empresas de construção do mundo, a chinesa CCCC, e um banco de investimento, o China Developent Bank, querem investir em Portugal. Foi isso mesmo que disseram esta terça-feira à ministra do Mar no final da sua visita a Pequim. Ana Paula Vitorino está na China numa missão com vista a captar investimento para os portos portugueses.

Transitex tem novo serviço de Leixões para a América Latina

A Transitex, subsidiária da Yilport, tem um novo serviço de carga em grupagens (operações de logística integrada de um ou mais expedidores para um ou vários destinatários) por via marítima ente a Península Ibérica e a América Latina. Segundo a empresa, ”este tipo de serviço permite que o exportador envie uma carga de menor volume, com um custo muito mais baixo do que aquele que teria ao carregar um contentor inteiro”.

2 DE NOVEMBRO

Gala Portugal-China: Uma Faixa, Uma Rota

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa realiza a IV Gala Portugal-China: Uma Faixa, Uma Rota, com entrega de prémios de mérito empresarial, no dia 2 de novembro, no EPIC Sana Hotel, em Lisboa.
Os prémios distinguem as entidades que deram um contributo imprescindível para o reforço das relações económicas e comerciais entre os dois países no ano de 2017.

Ana Paula Vitorino vai à China com 39 empresas da economia do mar

A Ministra do Mar do governo português, Ana Paula Vitorino, vai à China, entre os dias 28 de Outubro e 4 de Novembro, liderando uma comitiva com 39 empresas portuguesas que abrange, para além dos grandes portos nacionais, representantes das principais indústrias portuguesas da economia do mar.

A governante pretende que "os portugueses e a economia nacional aproveitem as oportunidades de negócio proporcionadas pela Nova Rota da Seda Marítima, iniciativa de comércio global promovida pela China e uma das suas actuais principais prioridades de política externa".

PORTUGAL

Porto de Leixões bate record: até setembro já movimentou 14,6 milhões de toneladas de carga

O Porto de Leixões bateu um novo recorde ao movimentar, até setembro, cerca de 14,6 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento de 7%, face ao período homólogo do ano anterior, anuncia a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Destaque para o aumento de cerca de 47% das cargas com origem ou destino em países extra União Europeia, quando comparado com 2016.

Delegação da República de Moçambique visita o Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu a visita de uma delegação do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique. A delegação de Moçambique foi recebida pelo Conselho de Administração da APDL e teve a oportunidade de conhecer em pormenor o Porto de Leixões e as suas principais infraestruturas e projetos, assim como o novo Terminal de Cruzeiros.

PORTUGAL

Mar: Ano recheado de eventos vale maior projecção

O Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, vai ganhar uma nova projeção no ano de 2018, de acordo com a proposta orçamental para o próximo ano, não só pelo reforço das verbas disponíveis, mas também porque estão calendarizados grandes eventos internacionais do setor marítimo a realizar em Portugal.

Na agenda para 2018, está a organização de eventos como o ‘Oceans Meeting’, ‘Biomarine Buisness Conference’, ‘Shipping Week’, e ‘Campanha de Recolha e Prevenção do Lixo Marinho’, tudo iniciatvas que irão contribuir para a internacionalização do setor empresarial nacional ligado ao mar.

Conferência «Mar em Português» levou mais de 150 ao Mosteiro dos Jerónimos

O majestático Mosteiro dos Jerónimos foi o palco da Conferência ‘Mar em Português’. O evento mobilizou o apoio transversal dos Portos portugueses e contou com o suporte de variadas entidades que confiaram na capacidade da Revista Cargo para orquestrar – em parceria com a ‘Media 4 U’ e o ‘Notícias do Mar’ – uma sessão multi-disciplinar ligada à economia do Mar luso, composta por oradores de excelência e tópicos de reflexão que satisfizeram a argúcia daqueles que marcaram presença.

INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2017

Missão empresarial ao Brasil

A AEP - Associação Empresarial de Portugal, em coorganização com a CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira em Portugal, está a organizar, entre 27 de novembro e 1 de dezembro de 2017, uma missão empresarial às cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, no Brasil.

Em São Paulo a ação contará com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e no Rio de Janeiro com o apoio da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. O objetivo passa por apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e na conquista de quotas internacionais.

PORTUGAL

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal até 29 de Outubro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 23 a 29 de Outubro. Por classificação: Porta-Contentores: 5 | Graneleiro: 1 | Petroleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 7 | Roll-On Roll-Off: 4
Dos navios anunciados, destacamos o navio de contentores CONMAR AVENUE, agenciado pela OPDR Iberia Unipessoal, Lda. Com 151m de comprimento e 24m de boca e cuja tonelagem bruta é 10585 GT operará no Terminal Multiusos 2 - SADOPORT, para descarregar e carregar contentores.

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)