Início > Museus

BRASIL

Museu do Porto de Belém

O início do resgate do acervo histórico do Porto de Belém aconteceu nos idos de 1982, quando o então Diretor-Presidente da CDP Cel. Raul da Silva Moreira lançou a primeira ideia para se criar um Museu no Porto de Belém.
Para isso foi organizada uma equipe formada pelos servidores Raul Ramos Moreira, Walter Lopes Moura e Marilene Monteiro da Rocha e com a colaboração do historiador Dantas de Feitosa e de todos os servidores da CDP iniciaram o trabalho de garimpagem de peças, onde muitas foram encontradas em sucatas no Porto e em Miramar. Em março de 1985, já com um acervo significativo e catalogado , foi inaugurado o Museu do Porto, instalado num velho galpão, próximo do Armazém 3, que foi totalmente recuperado.

BRASIL

Museu do Amanhã celebra raízes africanas da zona portuária do Rio

Às vésperas do anúncio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, será ou não classificado como Património Mundial, começou dia 24 uma programação para celebrar a raiz africana da região portuária. É o evento Vivências do Tempo – Matriz Africana.
Organizado pelo Museu do Amanhã, a meta é dar luz à candidatura e mostrar a importância da região na diáspora africana e preservação da memória e da cultura negra no país.

Rio de Janeiro ganha Museu Marítimo do Brasil

O Museu Marítimo do Brasil começa a tomar forma. A diretoria do Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha do Brasil lançou oficialmente o projeto do mais novo equipamento cultural do Rio de Janeiro, que será instalado no espaço atualmente ocupado pelo Centro Cultural da Marinha, vizinho ao Museu do Mar e do Museu do Amanhã. O novo museu será dedicado à história marítima brasileira, seu passado, presente e perspectivas futuras.

Museu sobre Mar do Sul da China será inaugurado em 2017

Um museu nacional sobre o Mar do Sul da China será inaugurado na província insular de Hainan, sul da China, em 2017. A construção do museu, localizado na vila de Tanmen, da cidade de Qionghai, está programada para terminar no final deste ano, e será aberto ao público durante o Fórum de Boao para a Ásia, na Primavera de 2017, disse um porta-voz do governo provincial.

Conheça o primeiro museu subaquático do Atlântico

Mais de 400 esculturas em tamanho real foram colocadas no fundo do mar da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. O Museo Atlantico é o primeiro do tipo no oceano que o baptiza.

Recém-aberto para mergulho, a fantástica colecção é a fase inicial do projeto criado pelo visionário escultor marinho, Jason deCaires Taylor, que usou a areia do fundo do mar como espaço para exibir as suas enigmáticas esculturas. As obras conversam sobre a existência do ser humano no mundo, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o poder do mar e sua capacidade de regeneração.

Europa vai ter museu no fundo do mar

O "Museo Atlantico" será o primeiro museu subaquático da Europa e já começou a ser construído na costa de Lanzarote, no arquipélago das Canárias.

PORTO DO RIO GRANDE, BRASIL

Diretor-Superintendente participa de inauguração do Navio-Museu

O Diretor Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco participou da cerimónia de inauguração do Navio-Museu que ocorreu no cais do Porto Velho. O Navio-Museu foi montado a partir da ex-corveta “Imperial Marinheiro” e passa a ser mais uma das atrações do Museu Náutico. A embarcação está atracada no cais do Porto Velho, no centro histórico de Rio Grande.

BRASIL

CODERN prestigia exposição no Museu do Porto de Natal

O Jornalista Aproniano César Fagundes Soares, Diretor e Idealizador do Museu do Porto de Natal, realizou a exposição “Marintec South América”, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer relíquias da história do Porto de Natal, como lembranças do derrocamento da Pedra da Bicuda, as primeiras toneladas de trigo importadas para o Grande Moinho Potiguar, além de pedaços das primeiras toneladas de ferro que foram exportadas.

MUSEU DE PORTO SANTO

Casa Colombo

A "Casa Colombo" afirma-se como espaço de reconhecimento da posição estratégica do Porto Santo no contexto da expansão portuguesa. Propõe ainda áreas dedicadas à presença de Cristóvão Colombo no arquipélago da Madeira e à sua importância na preparação das grandes viagens, até ao descobrimento da América. Cristovão Colombo casara com a filha do primeiro Capitão Donatário do Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo.

CAIS DO SERTÃO JÁ É O SEGUNDO MUSEU MAIS VISITADO DE PERNAMBUCO

Sob palmas

Uma ligação simbólica entre o Porto do Recife e a paisagem cultural do profundo interior nordestino tem sido promovida com sucesso pelo Cais do Sertão, que comemorou um ano de atividades neste mês de abril e já é o segundo museu mais visitado de Pernambuco (o primeiro é o Instituto Ricardo Brennand). Nos primeiros 12 meses, o espaço já recebeu mais de 110 mil visitantes e caminha para atingir uma média de público de 10 mil por mês.

Isto não são fotografias de peixes, são desenhos científicos

Entre aguarelas e tinta-da-china, as cores intensas de 40 ilustrações científicas de peixes transmitem uma enorme sensação de vida e preenchem a Sala Azul, a cor do mar portanto, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa. O pormenor marca esta exposição de Pedro Salgado, conhecido ilustrador científico, e Cláudia Baeta, que estará aberta ao público até finais de Agosto.

Saga de baleeiros portugueses celebrada em exposição itinerante nos EUA

O Museu da Baleação de New Bedford, no estado norte-americano de Massachusetts, tem uma programação dedicada a Portugal nos próximos meses, incluindo uma exposição itinerante sobre o papel dos baleeiros portugueses na baleação da Nova Inglaterra.

BRASIL

Museu Oceanográfico de Rio Grande

O Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande. Fundado a 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.
 

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Navio-Museu Bauru

Construído em Nova Jersey (EUA), foi lançado ao mar em 15 de setembro de 1943, e incorporado à Marinha americana em 11 de outubro do mesmo ano com o nome de McAnn. Prestou serviços à Marinha americana até agosto de 1944, quando foi transferido para a Marinha do Brasil, recebendo o nome de Bauru em homenagem à cidade paulista de Bauru.

RIO DE JANEIRO, BRASIL

Submarino-Museu Riachuelo

Construído em 1973, em Inglaterra, o Submarino Riachuelo foi lançado ao mar a 6 de setembro de 1975, e incorporado na Armada brasileira em 27 de janeiro de 1977. Sétimo navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome, recorda a batalha naval de 11 de junho de 1865 entre a esquadra paraguaia e uma fração da esquadra brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, ocorrida nas proximidades de um riacho do mesmo nome.

MÉXICO

No mundo mágico das esculturas subaquáticas

Há um conjunto de esculturas que povoam a costa da ilha Mujeres em Cancun, no México, e que, recentemente, recebeu novas peças para a sua colecção.

BRASIL

Rio inaugura roteiro turístico sobre presença africana na cidade

Após mais de um século à margem da memória carioca, os primórdios da presença negra na sociedade local e as incômodas lembranças da escravidão ganham homenagem no Rio com a inauguração do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana. O roteiro, inaugurado dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra –, inclui seis pontos históricos nos bairros de Santo Cristo, Saúde e Gamboa.

SÃO NICOLAU, CABO VERDE

SUCLA vira Museu Nacional de Pesca

O ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, assinou o contrato de concessão do edifício onde será instalado o Museu Nacional da Pesca. O futuro Museu Nacional da Pesca, previsto para ser construído naquele que era a residencial da fábrica SUCLA, é fruto de uma parceria público-privada, em prol da salvaguarda da memória colectiva e de um património construído nacional.

EM SANTOS, NO BRASIL

Museu do Mar - Inaugurado a 30 de Junho de 1984

O Museu do Mar é uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.
Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres – com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.
 

FAFE, PORTUGAL

Museu das Migrações e das Comunidades

O Museu das Migrações e das Comunidades foi criado em 12 de Julho de 2001 por deliberação da Câmara Municipal de Fafe, como plataforma virtual, com a designação de Museu da Emigração e das Comunidades. Inscreve as suas finalidades na perspectiva do conhecimento dos movimentos migratórios e, em especial, da emigração portuguesa, detendo-se particularmente na emigração para o Brasil do século XIX e na emigração para os países europeus da segunda metade do século XX.

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família